Press "Enter" to skip to content

Monóxido de carbono teria matado jovens em BMW em Balneário Camboriú

Última atualização 02/01/2024 | 14:50

Quatro jovens foram encontrados mortos dentro de uma BMW em Balneário Camboriú, vítimas de intoxicação por monóxido de carbono, gás letal, no litoral norte de Santa Catarina, segundo constatação preliminar da polícia. O grupo ficou cerca de quatro horas com o ar-condicionado ligado no veículo, descoberto na manhã desta segunda-feira, 1, pelo Corpo de Bombeiros.

Gustavo Pereira Silveira Elias, 24 anos; Tiago de Lima Ribeiro, 21; Karla Aparecida dos Santos, 19 e Nicolas Kovaleski, de 16, eram naturais de Paracatu (MG), moravam na Grande Florianópolis há um mês.

A suspeita é de que uma falha mecânica na BMW/320I M Sport, fabricada em 2022, teria levado o monóxido de carbono para dentro do veículo, causando as mortes. Na combustão incompleta, a pessoa desmaia com o gás carbônico e morre com o monóxido, por asfixia.

Os primeiros sinais da combustão incompleta incluem a presença de gás carbônico, que, inalado em grandes quantidades, pode causar dor de cabeça, dificuldade para respirar, tonturas e desmaio. A falta de odor do monóxido de carbono dificulta sua detecção. Quando inalado, o gás “toma o lugar” do oxigênio no nosso sangue, sendo capaz de se ligar cerca de 200 a 300 vezes mais à hemoglobina que o oxigênio.

A polícia investiga a customização recente no sistema de escapamento do veículo, relatada pela família do dono, para determinar se tem relação com o vazamento. A perícia apontou uma perfuração no escape entre o motor e o painel do automóvel

Após 40 minutos de tentativas de reanimação, a equipe médica do Samu declarou o óbito do grupo. As identificações das vítimas ainda não foram divulgadas. Uma mulher sobreviveu, a que menos permaneceu no carro. Ela era namorada de um dos homens do grupo e foi quem procurou ajuda.