Press "Enter" to skip to content

Montadora de tratores: na China, avançam tratativas para instalação

Última atualização 15/06/2023 | 14:36

O vice-governador Daniel Vilela conseguiu avançar nas negociações com a montadora de tratores YTO Group Corporation, para a instalação da montadora chinesa , em Goiás. A fábrica é uma das maiores do mundo no segmento de máquinas agrícolas e construção. Nesta quarta-feira, 14, Vilela se encontrou com executivos e engenheiros da indústria em Luoyang, uma das cidades mais antigas da China, onde o vice-governador chefia missão comercial do governo estadual.

A reunião, da qual também participaram representantes do setor produtivo goiano, é um desdobramento de diálogo estabelecido por representantes da empresa com o vice-governador, em Goiânia, no final de abril, quando trataram da possível instalação da planta de produção de tratores em Goiás.

“Preciso parabenizar o Governo de Goiás por agir tão rápido depois do nosso primeiro contato”, destacou Fernando Franco, profissional que representa a importadora de tratores da YTO Group Corporation no Brasil.

Fernando Franco ainda afirmou que a empresa “torce muito para que as conversas evoluam para uma operação industrial”.

“É uma iniciativa que favorece a população goiana e contribui para o desenvolvimento do estado. Um momento valioso e representativo”, acrescentou.

Ainda na sede da YTO, o vice-governador conheceu todo o parque industrial, incluindo a linha de fabricação dos tratores, e participou de almoço com a direção do grupo.

PONTOS POSITIVOS

O terceiro dia de trabalho da comitiva ainda contou com uma audiência com Xu Yixian, prefeito de Luoyang, cidade com mais de 6 milhões de habitantes que foi capital da China até 1932. Daniel Vilela elencou para Yixian semelhanças econômicas entre Goiás e Luoyang, com destaque para a produção de commodities, como grãos e carnes.

MONTADORA DE TRATORES

O vice-governador enumerou atributos de Goiás que favorecem as empresas chinesas que querem expandir seus negócios por aqui, como localização geográfica estratégica, produção recorde de grãos, o posto de segundo lugar no ranking nacional de geração de empregos e investimentos em obras de infraestrutura que serão feitos pelo Governo de Goiás ao longo dos próximos anos.

Em relação ao que Goiás pode oferecer por meio de acordos comerciais a serem firmados num futuro próximo, Xu Yixian demonstrou interesse em equipamentos agrícolas e de mineração, sinalizou a possibilidade de transferir tecnologia empregada na fabricação de automóveis elétricos e na utilização de hidrogênio como combustível e propôs o intercâmbio de estudantes de escolas goianas e chinesas.

O prefeito de Luoyang também formalizou convite ao governador Ronaldo Caiado, que vai empreender nova missão à China no segundo semestre, para participar de feiras e festas tradicionais.

PRÓXIMA PARADA

Nesta quinta-feira, 15, o vice-governador e os demais integrantes da comitiva desembarcam em Zhengzhou, maior cidade da Província de Henan e importante centro da rede de transporte nacional, com ferrovias que a ligam à Europa, e maior polo de pesquisa científica da China. O principal compromisso da comitiva goiana será a participação em um fórum com a comunidade empresarial.