Uma parceria entre governo de Goiás, prefeitura da Cidade de Goiás, Instituto Rizzo e o Grupo Enel, levará para alguns monumentos históricos da Cidade de Goiás, uma iluminação externa, para mais beleza e segurança para os turistas que visitam os locais neste final de ano.
A iluminação será inaugurada hoje (14), a partir das 18h30, em solenidade na praça do Chafariz, de onde as autoridades ligarão a iluminação do Museu das Bandeiras, um dos monumentos beneficiados. E está acontecendo no ano em que o município comemora 20 anos de tombamento como patrimônio cultural da humanidade
A ação faz parte do projeto Ilumina Patrimônio, coordenado pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da prefeitura, apoiado pelo governo de Goiás e pelo Instituto Rizzo e patrocinado pela Enel X. De acordo com o diretor de Infraestrutura e Redes da Enel Distribuição Goiás, José Luis Salas, é muito importante apoiar ações como essa para se aproximar da sociedade.
“A Enel está trabalhando para transformar a rede elétrica do estado. Com esse patrocínio a companhia reforça o compromisso que tem com Goiás, que não é apenas em distribuir energia de qualidade, mas também para atuar junto à sociedade goiana, participando dos projetos e políticas que contribuem para que o estado tenha um futuro cada vez melhor”, relata José.
Importância da ação
O anúncio da parceria foi feito ao governador Ronaldo Caiado em agosto deste ano, durante o encerramento do evento Expedição Desafiando Limites – Caminho de Cora Coralina, do qual a Enel também participou. O diretor de infraestrutura explica que a escolha da Cidade de Goiás se deu pelo motivo, da cidade comemorar o tombamento como patrimônio cultural da humanidade
“A Cidade de Goiás comemorou neste ano 20 anos de tombamento como patrimônio cultural da humanidade. A Enel X, empresa do Grupo Enel que patrocinou a ação, entendendo a importância dessa cidade histórica, trouxe esse presente que com certeza fará muita diferença para a atração de mais turistas e o progresso da região”, explica o diretor.
Ao todo 53 refletores eficientes foram usados para iluminar a parte exterior dos dez monumentos. Os espaços que antes eram visitados com mais frequência pela manhã, agora serão pontos de encontro de turistas e moradores durante a noite também.
Contudo, a expectativa da prefeitura é de que o projeto incentive cada vez mais a ida de turistas ao município. Uma vez que a iluminação LED traz ainda mais beleza aos monumentos turísticos.
Monumentos históricos que serão iluminados:
- Igreja de Nossa Senhora Aparecida – Povoado de Areia
- Igreja Nossa Senhora da Guia – Setor Bacalhau
- Museu das Bandeiras – Centro Histórico
- Chafariz de Calda – Centro Histórico
- Museu de Arte Sacra da Boa Morte – Centro Histórico
- Catedral de Santana – Centro Histórico
- Cruz do Anhanguera – Centro Histórico
- Igreja do Rosário – Centro Histórico
- Igreja de São Francisco – Centro Histórico
- Chafariz da Carioca – Parque da Carioca