Morador do Texas é o 1º executado do ano nos EUA

morador-do-texas-e-o-1o-executado-do-ano-nos-eua

Charles Victor Thompson, de 55 anos, foi declarado morto às 18h50 no horário local (21h50 no horário de Brasília) após ser executado com uma injeção letal na penitenciária estadual de Huntsville, no Texas. Os crimes pelos quais Thompson foi condenado ocorreram em 1998, quando ele executou a ex-namorada, Glenda Dennise Hayslip, de 39 anos, e o novo namorado dela, Darren Keith Cain, de 30, no apartamento da mulher, nos subúrbios de Houston.
Promotores afirmaram que o relacionamento entre Thompson e Hayslip terminou devido ao comportamento possessivo e ciumento do executado. No fatídico dia, Thompson foi ao apartamento de Hayslip e começou uma discussão com Cain. Após ser ordenado pela polícia a sair, Thompson retornou horas depois e atirou em ambos, resultando na morte de Cain no local e de Hayslip uma semana depois no hospital.
As famílias das vítimas esperaram mais de 25 anos por justiça, e os promotores do caso destacaram a gravidade dos crimes cometidos por Thompson. Apesar dos últimos recursos da defesa, a Suprema Corte dos Estados Unidos manteve a decisão de execução. Thompson já havia tido sua sentença de morte anulada uma vez, passando por um novo julgamento que resultou na confirmação da pena de injeção letal.
A tentativa de fuga de Thompson, após ser novamente sentenciado, demonstrou sua determinação em evitar a punição. No entanto, foi capturado na Louisiana, enquanto tentava organizar transferências de dinheiro para o Canadá. O Texas, historicamente, realiza um grande número de execuções, embora tenha havido uma redução nos últimos anos. O próximo condenado aguardando execução nos EUA é um homem condenado por um crime ocorrido em 1989, com a data marcada para 10 de fevereiro.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp