Morador é autuado por captar água ilegalmente no Parque da Lajinha, em Juiz de Fora: entenda as penalidades

morador-e-autuado-por-captar-agua-ilegalmente-no-parque-da-lajinha2C-em-juiz-de-fora3A-entenda-as-penalidades

Com mangueira, morador é autuado por pegar água do Parque da Lajinha, em Juiz de Fora

Segundo a Prefeitura, homem ainda instalou um portão no muro de divisa, o que criou um acesso direto ao local. Ele pode ter que pagar uma multa de até R$ 30 mil; entenda.

Vizinho foi flagrado ao pegar água ilegalmente no Parque da Lajinha, em Juiz de Fora — Foto: Prefeitura de Juiz de Fora/Divulgação

Um morador próximo ao Parque Municipal da Lajinha, em Juiz de Fora, foi autuado na última sexta-feira (4) por captar água ilegalmente dentro da unidade de conservação.

Segundo técnicos da Prefeitura, o homem usou uma mangueira para desviar o curso d’água do local para o abastecimento comercial em uma propriedade dele ao lado do parque.

Além de captar recursos hídricos, o morador instalou, sem autorização dos órgãos competentes, um portão no muro de divisa, o que criou um acesso direto ao local.

Diante das irregularidades, foram emitidos autos de infração, suspensão e termos de intimação para interromper imediatamente os crimes ambientais. As penalidades podem incluir multa de até R$ 30 mil, após análise pela Junta de Julgamento Fiscal.

A ação foi realizada pela Fiscalização de Posturas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular (SEDUPP) e da Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, depois de denúncias.

A Prefeitura ainda ressaltou que o Parque da Lajinha é uma unidade de conservação com acesso controlado, horário de funcionamento definido e regras rigorosas de preservação. As propriedades vizinhas devem permanecer devidamente cercadas, sendo proibida qualquer ligação direta com a área protegida.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp