Na madrugada desta segunda-feira, 13, moradores da cidade de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, relataram tremores de terra durante as fortes chuvas e enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. O Corpo de Bombeiros da região está verificando os relatos e orientando os moradores a deixarem suas casas imediatamente caso apareçam rachaduras.
Pelas redes sociais, alguns moradores afirmaram que sentiram a casa “chacoalhar” por pelo menos três vezes, com relatos de barulhos de estalos. A prefeitura de Caxias do Sul informou que os tremores foram registrados em pelo menos quatro bairros da cidade, mas assegurou que não há riscos para a população.
De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), os tremores são resultado da acomodação de camadas rochosas subterrâneas, fenômeno que já ocorreu no município em outras ocasiões. Além disso, o excesso de chuva nas últimas semanas pode acelerar essas acomodações devido à lubrificação causada pela água.
O diretor de Gestão Ambiental da SEMMA, geólogo Caio Torques, tranquilizou os moradores, afirmando que esses tremores não têm poder de destruição. Até o momento, não foram detectados grandes deslizamentos de terra nas proximidades onde os tremores foram sentidos.
O Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UNB) registrou três tremores na Serra Gaúcha, sendo um em Bento Gonçalves e dois em Caxias do Sul. Em anos anteriores, o Jardim América, em Caxias do Sul, também teve ocorrências semelhantes de tremores de terra.