Press "Enter" to skip to content

Moradores de Goiânia podem solicitar plantio de árvores pelo whatsApp; veja como

Última atualização 15/06/2022 | 16:15

A partir desta quarta (15), os moradores de Goiânia já podem retomar as solicitações para plantio de árvores na porta de casa. A iniciativa faz parte de um projeto da prefeitura de arborizar 90% das calçadas da cidade até o próximo ano. A principal novidade é que os pedidos podem ser feitos pelo celular por meio do whatsApp.

Enviar uma mensagem requerendo uma árvore nativa do Cerrado não é garantia de que ocorrerá o plantio. O processo depende de avaliação da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). O solicitante deve encaminhar fotos da calçada juntamente com outras informações por meio de um formulário para que técnicos verifiquem as condições do local e indiquem a melhor espécie a ser plantada.

“Nosso objetivo é tornar Goiânia a cidade mais verde do mundo, e o Disque-Árvore tem papel fundamental nesta caminhada. Alcançamos 5.534 mudas plantadas na primeira edição, e contamos com a participação dos goianienses para ultrapassar esse número”, afirma o prefeito Rogério Cruz.

Os pedidos devem ser enviados pelo whatsapp do Disque-Árvore (62) 99639-7495. O plantio ocorrerá após agendamento e uma equipe orientará o dono do imóvel sobre os cuidados necessários com a árvore. A primeira etapa da ação ocorreu em junho do ano passado, quando a estimativa era de plantar  5 mil espécies nas calçadas da cidade.

O serviço não é novidade no Brasil, porém, em outras cidades o requerimento é bastante burocrático e não oferece a possibilidade de acionamento da prefeitura por um aplicativo de mensagens. A capital tem uma a melhor estatística de acesso da população à áreas verdes no País. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice é de 90%. Em segundo lugar está Campinas, no interior de São Paulo, com 88%.