Moradores de Nova Odessa cobram asfalto em avenida após caminhão ficar preso na lama: ‘todo dia atola veículo’

moradores-de-nova-odessa-cobram-asfalto-em-avenida-apos-caminhao-ficar-preso-na-lama3A-todo-dia-atola-veiculo

Caminhão fica preso na lama em Nova Odessa e moradores cobram asfalto: ‘todo dia atola veículo’

As avenidas Brasil e Eduardo Karklis têm passado por problemas estruturais. A Prefeitura fez reparo em alguns trechos nesta quinta (6) e afirmou não ter dinheiro para pavimentar vias.

Caminhão atola em avenida de Nova Odessa (SP)

Caminhão atola em avenida de Nova Odessa (SP)

Um caminhão carregado com concreto atolou na avenida não-pavimentada Eduardo Karklis no bairro Recanto da Fazenda em Nova Odessa (SP) na manhã desta quinta-feira (6). A via tem passado por problemas estruturais, como buracos, valas e poças d’água.

Foi necessário a utilização de outro veículo para remoção do caminhão atolado segundo Pamela Aprigio, responsável pela empresa de concreto que fica na mesma avenida.

No vídeo, a empresária mostrou a situação do próprio veículo e pediu soluções ao poder público. Ela informou que a concretadora está na avenida há mais de uma década e que a estrada têm passado por problemas estruturais há anos.

“Nessa semana, veículos da minha empresa retiraram caminhão de locadora de veículos que atolou aqui, carros, caminhão com pedra… Todo dia tem algum veículo atolando ou quebrando ou alguém caindo nas valas de escoar água, que estão muito grandes, verdadeiras crateras”, informa Pamela Aprigio em entrevista ao DE.

A Avenida Brasil é outra importante via da região, que conta com empresas e condomínios residenciais, e tem passado por problemas como buracos, valetas e até queda de postes de energia elétrica de acordo com moradores consultados pela reportagem.

O advogado Felipe Marcos Sarinho frequenta a avenida todos os dias e contou que buracos e poças d’água são comuns, principalmente, em época de chuva.

O pessoal [prefeitura], às vezes, faz uma manutenção superficial da via. Coloca umas pedras grandes e que prejudicam os carros. Muitas vezes, eles passam algumas máquinas para nivelar os buracos também. Mas cada vez que eles fazem isso, eles estão afundando a via e, quando chove, vira uma lagoa”, afirma o morador Felipe Marcos Sarinho.

Moradores e empresários da região se uniram para realizar um protesto na manhã deste sábado (8) de acordo com Felipe Marcos Sarinho. O advogado informou que eles reivindicam a melhoria da estrutura e o asfaltamento das vias.

“A situação ocorre há muitos anos, são promessas. O prefeito anuncia no site da prefeitura que obteve recursos do estado para fazer as obras, mas efetivamente não conseguiu recurso nenhum […] São muitas promessas e a população está cansada”, informa Felipe Marcos Sarinho.

A Prefeitura de Nova Odessa informou ao DE que a Avenida Brasil e a Eduardo Karklis são duas das vias mais prejudicadas pelas chuvas volumosas que caíram na cidade nos últimos 10 dias.

“O trabalho de recuperação e limpeza emergencial das vias públicas é contínuo, e recomçou na segunda-feira (3) graças às ‘tréguas’ das chuvas. As equipes continuam diariamente em toda a cidade desde então”, escreve a Prefeitura de Nova Odessa em nota ao DE.

Além disso, a prefeitura afirmou que efetuou a recuperação emergencial na estrada rural Eduardo Karklis e no trecho rural da Avenida Brasil nesta quinta-feira com colocação de pedras.

“É importante ressaltar que as máquinas e caminhões pesados necessários ao trabalho não podiam entrar antes nestes trechos exatamente por causa do solo muito úmido, o que só iria piorar a situação. Por isso era imprescindível que o solo secasse ao menos um pouco para a manutenção pudesse ser realizada nestes (e em outros) locais”, afirma o órgão público em nota.

Nos próximos dias a prefeitura deve receber doação de raspa asfáltica para realizar a manutenção desses trechos e de outros pontos da cidade afetados pelas chuvas, como as vias de acesso aos bairros de chácaras da região do Pos-Anhanguera, afirmou o órgão público.

O asfalto é uma das reivindicações dos moradores do bairro Recanto da Fazenda e região.

A prefeitura de Nova Odessa chegou a anunciar no próprio site, em outubro de 2024, que haveria “a viabilização da pavimentação de um trecho de 1.500 metros de extensão da Avenida Brasil, entre o Jardim Marajoara e o cruzamento com a Avenida Eduardo Karklis, na região rural da Fazenda Velha”. Mas o feito não ocorreu.

Em contato com o DE, o poder público anunciou que tem estado em busca de recursos financeiros no Governos Federal e Estadual para a obra de pavimentação asfáltica da Eduardo Karklis e do trecho final da Avenida Brasil.

“É uma obra milionária para a qual a Prefeitura não tem recursos próprios”, afirma.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp