Moradores relatam transtornos com vazamentos de esgoto em Piracicaba
Segundo os relatos, nos bairros Santo Antônio e Serra Verde, a água suja escorre próximos a casas, provoca mau cheiro e, em dias de chuva, chega a invadir residências.
Moradores de bairros de Piracicaba convivem com cheiro de vazamento de esgoto há anos
Moradores dos bairros Santo Antônio e Serra Verde, em Piracicaba (SP), relatam os problemas que enfrentam por conta de um vazamento constante de esgoto a céu aberto. Segundo os relatos, a água suja escorre por valas atrás das casas, provoca mau cheiro e, em dias de chuva, chega a invadir residências.
De acordo com a Mirante, concessionária responsável pelo tratamento de esgoto na cidade, a rede está em funcionamento. Uma equipe foi enviada ao Santo Antônio e, no Serra Verde, o problema seria pontual e causado pela chuva, segundo a empresa – leia mais abaixo.
1 de 2 No bairro Santo Antônio, em Piracicaba (SP), moradores afirmam que o esgoto passa atrás das casas e chega a invadi-las quando chove. — Foto: Reprodução/EPTV
No Santo Antônio, o esgoto cai de uma tubulação em uma e passa atrás da casa da aposentada Marisa Alves Ferreira.
> “É insuportável. Não tem como almoçar, jantar. Com o sol quente do verão, se torna uma caatinga”, relatou. Segundo ela, mesmo com janelas fechadas, o odor chega ao quintal.
A balconista Marcela Soares afirma que o problema piora quando chove: “Enche a casa da gente de água suja e água da chuva”.
2 de 2 No bairro Serra Verde, em Piracicaba (SP), uma tubulação jorra esgoto continuamente, segundo os moradores. — Foto: Reprodução/EPTV
No bairro Serra Verde, uma tubulação jorra esgoto continuamente, segundo os moradores. Uma boia usada pela concessionária para indicar vazamento quase sai do encanamento por conta da quantidade de água suja.
“Tem momentos que chega a ser insuportável o cheiro”, disse Ivana Aparecida Cândido, auxiliar de auditoria. O pintor Lucas Ferreira Gonçalves reclama que, quando chove, “é o caos mesmo. Eles vêm, desentopem, mas continua sempre na mesma”.
O que diz a empresa responsável?
A Mirante informou, em nota, que a rede de esgotamento sanitário está em funcionamento e que o vazamento no bairro Serra Verde acontece de forma pontual em períodos de chuva intensa.
Em relação ao bairro Santo Antônio, a concessionária disse que enviou uma equipe ao local para verificar o problema e afirmou que está em constante contato com os moradores para que façam a ligação adequada da tubulação interna dos imóveis na rede pública.
A empresa também informou que faz ações de fiscalização, limpeza preventiva e campanhas educativas para evitar novos transtornos.




