Apagão em Poços de Caldas: moradores que tiveram prejuízos têm 90 dias para solicitar ressarcimento; saiba como proceder
Mais de 88,8 mil clientes da cidade de Poços de Caldas ficaram sem energia elétrica por aproximadamente uma hora na última sexta-feira (25). Até o momento, as causas do desabastecimento ainda não foram oficialmente definidas, gerando transtornos para a população local.
Os moradores de Poços de Caldas que tiveram seus eletrodomésticos ou equipamentos eletrônicos danificados devido à queda de energia têm um prazo de até 90 dias para solicitar o ressarcimento pelos prejuízos sofridos durante o apagão que ocorreu na noite de sexta-feira (25). A regulamentação para o procedimento de ressarcimento é definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
A interrupção no fornecimento de energia afetou toda a cidade, atingindo cerca de 88.820 clientes, de acordo com a DME Distribuição (DMED), empresa responsável pelo serviço de energia elétrica em Poços de Caldas. O restabelecimento completo do serviço ocorreu por volta das 00h16, após uma hora de esforços para normalizar a situação.
O gerente de distribuição da DME, Richard Martins Bueno, destacou que a causa do apagão foi identificada como uma perturbação no sistema elétrico externo ao DME, o que desencadeou a ativação do protocolo de segurança para proteger tanto o sistema quanto os consumidores. A empresa aguarda um relatório do Operador Nacional do Sistema (ONS) para maiores esclarecimentos sobre o incidente.
Apesar das dificuldades enfrentadas, o restabelecimento da energia foi considerado relativamente rápido, levando em consideração a complexidade da situação. Situações como as registradas não são comuns, e a comunicação foi um dos principais obstáculos enfrentados durante o apagão, uma vez que a falta de energia afetou também os serviços de internet e telefonia na região.
A Eletrobras, em nota, ressaltou que uma perturbação externa à sua subestação foi responsável pelo desligamento automático de uma linha de transmissão que não pertence à empresa. A companhia segue monitorando a situação e se compromete com a transparência e a confiabilidade no fornecimento de energia.
O Diário do Estado buscou contato com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para obter mais detalhes sobre o ocorrido, porém, até o momento, não obteve retorno. Acompanhe mais notícias da região no Diário do Estado Sul de Minas.