Moradores de Ponta Grossa não pagarão conta de água por um mês, decide Sanepar; entenda a medida compensatória

moradores-de-ponta-grossa-nao-pagarao-conta-de-agua-por-um-mes2C-decide-sanepar3B-entenda-a-medida-compensatoria

Moradores de Ponta Grossa não terão cobrança de conta de água por um mês, diz Sanepar; entenda

Anúncio foi feito um dia após decisão da Justiça que determina suspensão. Medida visa compensar problemas no fornecimento que persistem há mais de um mês.

Segundo a Sanepar, as leituras continuarão ocorrendo, mas os consumidores não receberão fatura com valores a pagar no próximo ciclo – Foto: Divulgação/Sanepar

Nenhum morador de Ponta Grossa, cidade dos Campos Gerais, terá cobrança de conta de água por um mês, promete a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (21), um dia após a Justiça determinar a suspensão da cobrança das faturas para compensar os problemas no fornecimento de água tratada que vêm acontecendo na cidade há mais de um mês. Saiba mais abaixo.

Segundo a Sanepar, as leituras continuarão ocorrendo, mas os consumidores não receberão fatura com valores a pagar no próximo ciclo. A companhia também garante que manterá a suspensão dos cortes por falta de pagamento por mais 60 dias na cidade.

Na quinta-feira (20) de manhã, em entrevista à RPC, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), pediu desculpas aos moradores de Ponta Grossa pela falta de água.

De tarde, a juíza Luciana Virmond Cesar determinou a suspensão da cobrança do valor integral da tarifa de água e esgoto de todas as unidades consumidoras atendidas pela Sanepar na cidade por pelo menos 30 dias. A magistrada também decidiu que, após o prazo, a determinação será reavaliada.

Em nota emitida na manhã desta sexta-feira (21), a Sanepar alegou que ainda não havia sido notificada sobre a decisão.

“Independente disso, em paralelo às obras e medidas operacionais para restabelecer o abastecimento, a Sanepar já vinha buscando viabilizar as medidas compensatórias para a população em função do período de falta de água parcial em Ponta Grossa, anunciadas hoje”, disse a companhia.

DECISÃO JUDICIAL

A decisão judicial emitida na quinta-feira (20) que determina a suspensão da cobrança de conta de água em Ponta Grossa por um mês foi proferida no âmbito de uma ação popular movida em conjunto pelo deputado federal Aliel Machado (PV) e vereadores Geraldo Stocco (PV) e Fábio Silva (Republicanos).

No documento, a juíza Luciana Virmond Cesar destaca entender que houve violação ao artigo 6º da Lei nº 8.987/1995 (Lei das Concessões e Permissões de Serviços Públicos), “que determina que a prestação dos serviços públicos concedidos deve observar os princípios da continuidade, eficiência e regularidade, assim como devem compreender a modernidade das técnicas, do equipamento e das instalações e a sua conservação, bem como a melhoria e expansão do serviço”.

A magistrada também ressaltou que a Sanepar deveria ter tomado medidas prévias e efetivas “levando em conta o aumento do consumo nesta cidade no uso da água, o que teria evitado todas as interrupções e oscilações no abastecimento”.

Os problemas frequentes no abastecimento de água em Ponta Grossa iniciaram há mais de um mês.

No dia 13 de fevereiro a Sanepar iniciou uma série de manobras de redução de abastecimento no município, deixando regiões sem água por horas ou dias.

Na época, a justificativa foi que havia água nos reservatórios, mas a companhia não estava dando conta de fazer o tratamento devido ao aumento do consumo durante a onda de calor registrada na cidade e em todo o país.

Desde então, a Sanepar vem fazendo obras emergenciais para ampliação do sistema e deixando bairros sem água durante as manobras adotadas.

A crise de falta de água se intensificou desde domingo (16), após o início de obras que visam resolver o problema de fornecimento que começou em fevereiro. Desde então, a maioria dos mais de 372,5 mil habitantes da cidade ficou com as torneiras secas.

CLIENTES DE PONTA GROSSA

Clientes de Ponta Grossa podem entrar em contato com a Sanepar pelo telefone (42) 2102-4600, na Central de Relacionamento com o Cliente (Rua Balduíno Taques, 1150) e pelo site da companhia, que disponibiliza um formulário com a solicitação de serviços para os clientes da cidade.

Para clientes de outras cidades, os canais oficiais de atendimento da Sanepar são:

– Telefone: 0800 200 0115;
– WhatsApp: (41) 99544-0115;
– E-mail: [email protected];
– Aplicativo: Sanepar Mobile.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp