Moradores têm casas isoladas e garagens bloqueadas por muro construído na beira
de rua durante obra de pavimentação, no Paraná
Muro foi erguido para conter terra usada para nivelamento da via. Moradores
também se preocupam com pós-obra, por altura da rua se tornar ‘barranco’ em
frente a garagens e entradas. Prefeitura afirma que vai construir escadas e
rampas.
Moradores têm casas isoladas e garagens bloqueadas por muro construído em
rua durante obra de pavimentação, no Paraná — Foto: Paulo Roberto Martins/RPC
Moradores DE Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, estão com as casas isoladas e as garagens bloqueadas por um muro construído por uma empreiteira na beira de uma rua que está recebendo obras de pavimentação.
A estrutura foi erguida para conter a terra que foi colocada na rua para nivelá-la – porém, prejudicou quem vive nas residências que ficam abaixo do nível da via.
Nestes casos, a obra de pavimentação, que era um sonho dos moradores, acabou virando um pesadelo para eles.
Moradores têm casas isoladas e garagens bloqueadas por muro construído em rua durante obra de asfalto, no Paraná — Foto: Paulo Roberto Martins/RPC
É o que sente a família do padeiro aposentado Antonio Flávio Alves, que vive no local há cerca de 35 anos. Com a garagem bloqueada pelo muro, ele e os filhos estão deixando os próprios veículos na casa de vizinhos – e os problemas de mobilidade se estendem à acessibilidade precária da estrutura.
Como as casas que ficam abaixo do nível da rua foram isoladas, a empreiteira construiu uma escada na quadra. Um corredor foi criado até ela, mas moradores com dificuldades de locomoção – como Antônio e a esposa – relatam que a estrutura também é um problema.
> “O transtorno aqui é bastante difícil, principalmente pra gente, com a idade
> que a gente tá. Eu tenho 73 anos e problemas nas pernas, e minha esposa está
> aguardando uma cirurgia nos dois joelhos […] E faz dias que estamos assim,
> acho que já deu quase um mês”, relata.
A rua é a Humberto de Campos, que fica na Vila Coronel Cláudio.
Os moradores também se preocupam com o pós-obra, devido à altura da via se tornar um “barranco” em frente às garagens e entradas.
O Secretário Municipal de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, afirma que a empreiteira contratada pela prefeitura vai construir rampas em frente às garagens dos moradores e escadas ao longo da quadra.
Também será construída uma calçada abaixo do nível da rua, onde foi criado o corredor de acesso a elas. A previsão é que as obras sejam finalizadas neste mês de fevereiro, afirma ele.