Com a chegada do inverno a população moradora das ruas sofre com temperaturas baixas, principalmente nas noites e madrugadas. Sensíveis a esse problema, a Secretaria de Assistência Social, por meio da Proteção Especial, tem agido para confortar e amenizar o problema destas pessoas. Nesta segunda-feira (10) a equipe entregou, no Centro Pop, na Vila Brasília e na Praça da Matriz dezenas de kits e cobertores.
“Com essa ação, queremos levar não somente cobertores e roupas, mas sim conforto e atenção. Esse trabalho exige que sejamos mais humanos do que apenas profissionais. Queremos ouvi-las e mostrar a essas pessoas que existe sim uma luz no fim do túnel e que nós estamos trabalhando muito para mudar essa realidade”, ressaltou a primeira dama e Secretária de Assistência Social Mayara Mendanha, que participou da ação.
Dezenas de pessoas receberam cobertores e kits que contam com roupas, sapatos e estojo de higiene bucal. A ação aconteceu no Centro Pop da Vila Brasília e também na Praça da Matriz, região central da cidade.
Recém retirado das ruas e ex-dependente químico, Destonio de Jesus recebeu das mãos de Mayara Mendanha os assessórios do kit. Acolhido há quatro meses pelo CREAS e encaminhado à casa de recuperação, Destonio conta que fica emocionado com o carinho e atenção recebido por toda equipe.
“É raro você receber tanto amor como aqui. Poucas pessoas têm essas iniciativas que significam tanto pra nós. Quando eu não via mais saída para minha vida, essas pessoas me ajudaram e hoje eu estou longe do álcool e das drogas, graças a Deus”, disse. Os cobertores e kits ainda serão distribuídos em outras regiões da cidade, onde se concentram moradores em situação de rua e vulnerabilidade social.
Aparecida conta hoje com três unidades de CREAS (Centro, Jardim Tiradentes e Internacional Park). Juntas, as unidades realizaram mais de 1.430 atendimentos, entre atendimentos individuais ou em grupo, visitas e encaminhamentos. O município também conta com o Centro POP, que realiza atendimento à população de rua. Somente nesse semestre, a unidade já realizou mais de 7.500 atendimentos.
As informações são da Secretaria de Assistência Social de Aparecida de Goiânia