Press "Enter" to skip to content

Moradores de Senador Canedo sofrem com atos de vandalismo no sistema de abastecimento

Há alguns meses a cidade de Senador Canedo está sofrendo com a falta de água em diversos bairros devido aos ataques de vândalos. A Secretaria de Segurança Pública do município investiga uma denúncia de que operários da Enel estariam cometendo atos de vandalismo em tubulações da Sanesc (Agência de Saneamento de Senador Canedo) e, assim, causando interrupção no fornecimento de água. A prefeitura, inclusive, registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil.

A SSP do município afirmou que há “fortes indícios” de que funcionários da companhia de eletricidade atingem propositalmente a rede de água. Conforme a administração, vários locais foram danificados e não houve comunicação dos estragos na rede por parte da Enel à Sanesc.

 

De acordo com o prefeito da cidade, Divino Lemes, em entrevista concedida a Rádio Sagres, afirmou que adversários políticos são os mentores de algumas dessas ações. “O nosso adversário patrocinou a maior depredação de nossa companhia nos 30 anos de existência dela. Numa madrugada dessas, com retroescavadeira, arrebentou três adutoras importantes e quebraram de seis a oito quadros de comando de bombas importantes”, revelou. “E ainda tiramos meio caminhão de pedra de uma adutora no Jardim das Oliveiras”, acrescentou o Divino.

As adutoras são canais ou tubulações que conduzem a água da fonte para o reservatório, enquanto o quadro de comando serve para controlar o acionamento das bombas. Com isso, explicou o prefeito, foram perdidos milhões de litros de água até que os vazamentos fossem encontrados e consertados.
Moradores consternados com a crise hídrica filmam e tiram fotos das ruas cheias de água e lama, impedindo até mesmo a passagem de carros e pedestres nas vias públicas.