Moradores do Jardim Nova Aliança, na zona Sul de Ribeirão Preto (SP), reclamam que a falta d’água no bairro se agravou na última semana. O problema, segundo eles, já dura meses, mas desde quinta-feira (3) as caixas estão completamente vazias. O desabastecimento ocorre principalmente em ruas ao redor da Avenida Braz Olaia Acosta. Segundo apuração da EPTV, afiliada da TV Globo, imóveis de pelo menos oito vias são afetados, incluindo comércios e residências. Os síndicos chegam a ter que comprar caminhões pipa com recursos dos condomínios para abastecer os prédios.
Durante a reportagem, a EPTV flagrou caminhões pipa da Secretaria de Água e Esgoto (Saerp) abastecendo prédios. De acordo com Geraldo, várias reclamações sobre o serviço já foram feitas, mas não há uma solução eficaz. “[Dizem] Que vai vir água, que o poço está com problemas, mas a água não está sendo suficiente para o abastecimento das caixas do prédio para nosso consumo. Já faz muito tempo que esse problema continua e não tomaram nenhuma medida eficaz ainda para que nos dê segurança. Queremos o mínimo quando chegamos em casa, tudo limpo, o descanso”, afirma.
Em nota, a Saerp informou que o poço CDHU que abastece parte do bairro Nova Aliança apresentou problemas na bomba submersa que foi trocada na última quarta-feira (2). Segundo a Saerp, foram necessários ajustes e regulagens para que o poço funcione com eficiência, o que demandou um período de tempo. A previsão é que até o final desta segunda-feira (7), o abastecimento seja normalizado. Ainda de acordo com a secretaria, por se tratar de um poço antigo, construído na década de 1990, o equipamento pode apresentar problemas. Novos projetos para o abastecimento no Nova Aliança estão em desenvolvimento.
Os moradores do Nova Aliança estão enfrentando uma situação complicada de desabastecimento de água que tem se intensificado nas últimas semanas. Com residências e comércios afetados, a população se vê obrigada a recorrer a medidas como comprar caminhões pipa para garantir o abastecimento dos prédios. O problema atinge diversas ruas do bairro, causando transtornos e levando os moradores a armazenar água em galões para as atividades cotidianas.
A gestão do abastecimento por parte da Saerp tem gerado insatisfação entre os moradores, que alegam falta de eficácia nas soluções apresentadas pela empresa. Mesmo com a substituição da bomba submersa do poço CDHU, os problemas persistem, afetando a rotina e o bem-estar da comunidade. A expectativa é que, com os ajustes necessários e as novas medidas em desenvolvimento, a situação seja regularizada em breve, garantindo o acesso adequado à água potável no bairro Nova Aliança, em Ribeirão Preto.