Moradores se surpreendem com nuvens coloridas no céu de Goiás

Alguns goianos foram surpreendidos ao olharem para o céu no fim da tarde de sábado (22). Moradores de regiões de Itaguari, no noroeste goiano, e Barro Alto, no centro do estado, foram presentados com um fenômeno pouco comum: nuvens coloridas.

Longes de ser uma ilusão, elas são documentadas pela meterologia como nuvens iridescentes. Gerentes do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), André Amorim explicou que elas são ”relativamente raras”.

“Esse fenômeno acontece com nuvens pouco espessas, como a cirrucumulos. Os raios do sol passam pelos pequenos cristais de gelo delas e a luz ‘se divide’. É como se fossem se acendendo, ganhando esse brilho”, descreveu.

Ainda de acordo com ele, todas as nuvens têm cristais de gelos, mas quando são muito densas, os raios de sol não conseguem penetrar na mesma forma. André disse ainda que o fenômeno também depende um pouco da posição da nuvem, que costumam a ser bem altas.

A professora Nêuda Mendes, que mora em Barro Alto, estava chegando à casa da sogra quando ganhou a surpresa. Ela não pensou duas vezes e chamou toda a família para compartilhar o momento.

“Ficamos encantados! Corri para dentro da casa para contar à minha sogra, esposo, cunhados, sobrinhos. Alguns saíram para a rua comigo e ficamos admirando o espetáculo perfeito que durou uns 15 minutos. Em seguida, a nuvem começou a se desfazer e foi perdendo o tom”, lembrou.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

CCJ do Senado aprova custeio de habilitação para pessoa de baixa renda

Avançou, no Senado, o Projeto de Lei (PL) 3.965/2021, que, quando sancionado, possibilitará o uso de valores arrecadados por meio de multas de trânsito para custear a carteira de habilitação de pessoas de baixa renda, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.

A proposta foi aprovada nesta quarta-feira, 18, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e segue a plenário. Como a matéria sofreu alterações durante a tramitação no Senado, retornará à casa de origem (Câmara dos Deputados) após sua aprovação.

Entre as mudanças está a exigência de exame toxicológico para a renovação da habilitação de todas categorias de motoristas profissionais – inclusive aqueles que trabalham em empresas de transporte individual.

Peculato qualificado

Outra matéria aprovada pela CCJ é a que prevê aumento de pena para os crimes de peculato qualificado, quando há desvio de recursos nas áreas de saúde, educação ou seguridade.

Atualmente, a pena é de dois a 12 anos de prisão. O PL 1.038/24 prevê reclusão de quatro a 16 anos, além de aplicação de multa.

A mesma pena será aplicada nas situações de crime de responsabilidade, se praticado por prefeitos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp