Moraes afirma que autores de atos antidemocráticos serão responsabilizados 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, aproveitou a cerimônia de diplomação de Lula e Geraldo Alckmin como presidente e vice eleitos para compartilhar o andamento das investigações dos ataques antidemocráticos. No discurso, ele defendeu a democracia e relembrou os percalços vivenciados durante as eleições 2022.

“A diplomação representa o reconhecimento da regularidade e legitimidade da chapa Lula-Alckmin, mas também atesta a vitória plena da democracia e do estado de direito contra ataques antidemocráticos, desinformação e  discurso de ódio proferidos por diversos grupos organizados que já foram identificados e garanto,  serão integralmente responsabilizados para que isso não retorne nas próximas eleições”, declarou.

Ele afirma que o evento realizado há 90 anos sinaliza a lisura do pleito e cumprimento dos preceitos da Constituição Federal, além de ressaltar que integrantes e familiares de membros do Poder Judiciários sofreram violência. “Ataques à democracia e ao pleito eleitoral não se resumiram à liberdade de imprensa e sistema eleitoral. Grupos organizados atacaram a independência do Judiciário disseminando desinformação e discurso de ódio”, completou Mores.

Um mês atrás, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) foram hostilizados em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Bolsonaristas se concentraram na porta do hotel e os perseguiram nas ruas da cidade onde participaram de um evento do Lide Brazil Conference, evento organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais. Em um dos ataques, o ministro Barroso perde a paciência e reage dizendo “Perdeu, mané!”. 

Os principais debates ocorreram publicamente nos últimos quatro anos entre Bolsonaro e Moraes e, em um dos episódio, o atual presidente chegou a xingar Alexandre de “canalha” e “vagabundo”. As fake news e milícias digitais durante a gestão Bolsonaro estão sendo investigadas por Moraes em dois dos 12 inquéritos nos quais Moraes é relator. Apenas no segundo turno, foram retirados 354 impulsionamentos, 7 sites desmonetizados, 711 URLs removidas, 15 perfis suspensos e 5 grupos de Telegram banidos com base em resolução do TSE e por meio de solicitações às plataformas. 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos