Press "Enter" to skip to content

Moraes proíbe trânsito com armas no DF para garantir segurança na posse de Lula

Última atualização 28/12/2022 | 14:58

Após solicitação da equipe de transição do governo Lula, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, proibiu o trânsito de pessoas com armas de fogo e  munições do Distrito Federal. A suspensão temporária inclui autorizações de porte do objeto. A medida visa garantir a segurança na cerimônia de posse do presidente Lula no próximo domingo, 1º de janeiro de 2023.

A exceção vale somente para agentes das forças de segurança pública. As pessoas que descumprirem poderão ter o armamento apreendido e ainda serem presas em flagrante, mesmo que estejam na categoria de caçadores, atiradores e colecionadores (CAC). O policiamento será reforçado na posse presidencial. Além do efetivo total de homens da PMDF, a Força Nacional também atuará no evento em atividades como escolta até o dia 02 de janeiro. 

O alerta vermelho fez com que o trajeto presidencial fosse revisto. Tecnologia, drone, reforço policial e revista pessoal devem ser ainda mais rigorosos do que o empregado durante as manifestações em 7 de setembro deste ano. De acordo com o jornal O Globo, há cerca de 700 agentes policiais federais envolvidos. Os cuidados preventivos de segurança incluem esquadrão antibomba, neutralizadores de drones, bloqueio da Esplanada dos Ministérios. 

A ameaça bolsonarista pode sofrer um revés em breve. O governador do DF, Ibaneis Rocha, afirma que está negociando com o Exército a desmobilização do acampamento dos extremistas. O anúncio estimulou parte dos apoiadores a deixarem o local espontaneamente. Na última semana, a equipe antibomba da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) atendeu cinco chamados de suspeitas de artefatos explosivos em diferentes regiões da capital federal. No sábado, 24, um homem confessou ter planejado explodir o aeroporto de Brasília. 

Agitação

A expectativa é que um público de cerca de 300 mil pessoas se reúnam na praça dos  Três Poderes para a assistirem a cerimônia de posse e também a shows com diversos artistas apoiadores de Lula. As apresentações devem se estender ao longo da noite. O setor hoteleiro de Brasília já está celebrando o novo governo pela alta taxa de ocupação. 

Em alguns estabelecimentos já não há vagas. A média é de 95% de lotação. Os voos e ônibus para a cidade também estão sendo bastante procurados. Metade das passagens rodoviárias de uma plataforma desse segmento foi vendida para embarques entre 28 de dezembro e 1º de janeiro de 2023.