Press "Enter" to skip to content

Moro decreta prisão de Lula

Última atualização 05/04/2018 | 19:54

Ex-presidente pode se apresentar espontaneamente até 17 horas desta sexta-feira, 6, na PF de Curitiba

O juiz federal Sérgio Moro expediu no final da tarde desta quinta-feira, 5, mandados de prisão para execução das penas contra José Adelmário Pinheiro Filho, Agenor Franklin Magalhães Medeiros e contra o ex-Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, no processo em que ele foi condenado a pena de doze anos e um mês de reclusão, em regime inicial fechado.

No despacho do mandado de prisão, Sérgio Moro diz que “relativamente ao condenado e ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, concedo-lhe, em atenção à dignidade cargo que ocupou, a oportunidade de apresentar-se voluntariamente à Polícia Federal em Curitiba até as 17:00 do dia 06/04/2018, quando deverá ser cumprido o mandado de prisão. Vedada a utilização de algemas em qualquer hipótese”.

O ex-Presidente inicia o cumprimento da pena em uma sala previamente preparada – espécie de Sala de Estado Maior -, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, separado dos demais presos. O juiz Sérgio Moro justificou que Lula fica na sala especial “em razão da dignidade do cargo ocupado” e que fica separado dos demais presos “sem qualquer risco para a integridade moral ou física”.

Os demais presos, José Adelmário Pinheiro Filho, condenado a três anos, seis meses e vinte dias de reclusão, começa o cumprimento da pena em regime semiaberto; e Agenor Franklin Magalhães Medeiros, condenado a pena de um ano, dez meses e sete dias de reclusão, deve cumpri-la em regime aberto.