Press "Enter" to skip to content

Morre 11º paciente do Hospital Vila São Cottolengo

Última atualização 28/03/2018 | 16:33

Segundo o Ministério da Saúde foi constatado que o surto de H1N1 está isolado

Morreu o 11º paciente Do Hospital Vila São José Bento Cottolengo, na manhã desta quarta-feira, em Trindade. Após exames foi confirmado que o homem de 50 anos não tinha o vírus H1N1. Apesar de não ter sido afetado pelo surto, ele estava internado no Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO) desde o inicio de março, em estado grave com dificuldades para respirar.

Outra paciente morreu a menos de dois dias no local, mas a causa ainda está sendo investigada. Com o falecimento desta manhã, sobe para 11 o número de pacientes da Vila que morreram nos últimos meses, três ainda estão em quartos isolados na instituição, dois deles também aguardam vagas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Goiânia e outro paciente que não foi diagnosticado com a gripe está internado no Hospital de Doenças Tropicais (HDT).

Surto de H1N1 na Instituição

Nos últimos meses, vários pacientes ficaram doentes e após suspeitas foi confirmado que havia sim um surto de H1N1, no local. Três pessoas tiveram o diagnóstico confirmado para o vírus.

A Vila São Cottolengo informa que ainda está tomando as precauções para evitar que outras pessoas (tanto funcionários quanto pacientes) sejam contaminados. Os funcionários são orientados a lavarem as mãos e usarem o álcool em gel o maior número de vezes possíveis, utilizarem máscaras no rosto e evitarem a circulação desnecessária em outras áreas, também houve a vacinação de vacinação dos internos e funcionários com a vacina Influenza e contra a Pneumonia. As visitações ainda estão suspensas.

Dados da Secretária da Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), atualizou na última terça-feira (27), o boletim da semana epidemiológica 12, que informa os casos registrados. Foram registrados 32 casos da  Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), causada por diversos agentes um deles é o vírus da influenza A H1N1. Duas mortes mousadas por essa síndrome foram confirmadas no Hospital Filantrópico Vila São Cottolengo, em Trindade.

Os casos confirmados no estado foram em Trindade (10 casos), Anápolis (01 caso), Aparecida de Goiânia (03 casos), Caturaí (01 caso), Goiânia (14 casos), Hidrolândia (01 caso) e Jaupaci (2 casos).

Segundo o Ministério da Saúde após um estudo no local foi constatado que o surto de H1N1 foi isolado, foram realizadas medidas de controle e prevenção, com a vacinação dos internos e funcionários com a vacina Influenza e contra a Pneumonia, o  isolamento dos pacientes com sintomas da doença, uso de equipamentos de proteção individual e condutas de higienização.

Vacinação no estado

As pessoas que poderão ser vacinadas contra o virus serão as que estão no grupo de risco definido pelo Ministério da Saúde, que são: portadores de doenças pulmonares crônicas (asma, por exemplo); cardiopatas; portadores de doenças metabólicas crônicas, como a diabetes; imunodeficientes ou portadores de imunodepressão; crianças com menos de 5 anos; grávidas ou mulheres até 45 dias  pós-parto; adultos com mais de 60 anos, portadores de doenças renais, entre outros.

A Campanha Nacional contra a influenza irá começar no dia 16 de abril até o dia 25 de maio. Este ano as vacinas contra influenza combaterão três tipos de vírus: Influenza B, H3N2 e H1N1.