Última atualização 21/03/2018 | 13:39
O paciente Samuel Pires, do Hospital filantrópico Vila São Cottolengo, morreu na madrugada desta terça-feira (20), com o diagnostico confirmado de H1N1. Samuel estava internado no Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO) e é o segundo interno que morre pela gripe, a primeira foi Maria Rosa, que morreu acerca de 10 dias e também estava internada no hospital. De acordo com informações da instituição, Samuel morreu devido a complicações causadas pela gripe.
Ao total, nos últimos meses 9 pacientes morreram na Vila, mas por diversas causas; outros dois permanecem internados no HUGO e três estão em quartos isolados na instituição. Nos últimos meses vários pacientes ficaram doentes no local e após suspeitas foi confirmado que havia sim um surto de H1N1.
A instituição abriga mais de 300 pacientes com deficiências múltiplas e lançou a campanha #todospelaVila, para pedir ajuda e doações após esse surto.
No começo desta semana, a gerente de vigilância epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Magna Maria de Carvalho confirmou que não existe uma epidemia de Influenza A H1N1 em Goiás. Magna Maria afirmou também que existiu um surto localizado na unidade de Trindade, mas que ele está controlado, com todas as medidas de prevenção e proteção aos pacientes e servidores sendo adotadas.