Press "Enter" to skip to content

Morre aos 39 anos estudante indígena da UFG; instituição lamenta falecimento 

Última atualização 26/01/2024 | 15:45

Morreu nesta quinta-feira, 25, em Goiânia, o estudante indígena Norberto Tseredawa Tseredze Tsare, de 39 anos. Ele era integrante da etnia Xavante, conhecida como A’wue Uptabi e cursava Educação Intercultural Indígena na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Em nota, a UFG lamentou a fatalidade e informou que Norberto foi encontrado sem vida em uma kitnet que morava na capital. O aluno era originário da Terra Indígena (T.I) Parabubure, uma das nove terras homologadas do Povo Xavante no Mato Grosso. Ele atuava como professor na Aldeia São Felipe. Ingressou na licenciatura em 2019 e foi candidato a vereador em Campinápolis em 2020.

A UFG expressou solidariedade aos familiares, estudantes e professores do curso, anunciando empenho para providenciar as medidas necessárias, como atos fúnebres e o traslado de volta à aldeia.

O Núcleo Takinahaky, responsável pela revista indígena da UFG, informou que Norberto apresentava sintomas gripais. No entanto, foi realizado um teste de covid que teve o resultado negativo. Até a última atualização desta reportagem, não havia informações da causa da morte.

“Como não foi possível a realização da autópsia por razões culturais, não sabemos a causa da morte”, informou o Núcleo, por meio de uma nota divulgada no Instagram. “Pedimos a toda comunidade universitária apoio no sentido de não divulgar informações falsas sobre o ocorrido, de modo a respeitar o momento difícil que o povo A’uwe Uptabi e toda família Takinahaky está passando”, completou. 

Nota da UFG 

Norberto Tseredze Tsare, de 39 anos, era estudante do curso de Educação Intercultural Indígena

A Universidade Federal de Goiás (UFG) lamenta profundamente a morte do estudante Norberto Tseredawa Tseredze Tsare, de 39 anos, do curso de Educação Intercultural Indígena, nesta quinta-feira (25/1), no local onde residia.

A Secretaria de Promoção da Segurança e Direitos Humanos (SDH/UFG) está acompanhando os trâmites junto aos órgãos competentes.

A UFG se solidariza com os familiares, estudantes e professores do curso de Educação Intercultural Indígena e está se mobilizando para atender a todas as providências necessárias para os atos fúnebres e traslados à aldeia em Mato Grosso.