Morre aos 64 anos atriz Françoise Forton, vítima de câncer

Morre aos 64 anos atriz Françoise Forton, vítima de câncer

Morreu neste domingo (16) a atriz Françoise Forton, aos 64 anos. Ela lutava contra um câncer, mas não resistiu após quatro meses de internação em uma clínica de São Vicente, na Zona Sul do Rio. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da artista no Instagram.

Em nota oficial, a clínica São Vicente lamentou a morte de Françoise Forton e afirmou ”se solidarizar com a família e amigos por essa irreparável perda”. De acordo com o texto, o hospital não foi autorizado a divulgar detalhes do quadro de saúde da atriz pela família.

“Uma atriz maravilhosa, uma grande mulher e uma amiga impecável. Siga na paz”, escreveu a equipe da atriz na publicação feita nas redes sociais.

O velório aconteceu no domingo, das 10 às 14 horas no Teatro Tablado, no Jardim Botânico, na capital carioca. Já a cerimônia de cremação ocorreu das 15h às 16h15 no Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju.

Carreira

Filha de pai francês e mãe brasileira, Françoise estreou na TV em 1969 na novela ”A última valsa”, da TV Globo. Em seu currículo, ela acumula mais de 40 novelas e participações em séries e programas de TV. Um dos seus personagens mais famosos foi Meg Trajano em ”Por Amor”.

A atriz já havia enfrentado um câncer em 1989, na época em que gravava ”Tieta”, novela em que viveu a personagem Helena Trindade.

Em 2020, Françoise falou sobre o primeiro diagnóstico durante uma participação no programa ”Encontro”, com Fátima Bernardes.

“Não falava da doença, fiquei dez anos sem falar. Hoje, faço questão de falar, questão de ir ao público, poder participar das crianças. Mas minha vida mudou inteiramente”, analisou.

Atualmente, a atriz está no ar na reprise da novela ”O Clone”, onde viveu Simone.

Françoise era casada com o produtor cultural Eduardo Barata e deixa o filho Guilherme Forton Viotti, fruto do primeiro casamento com Ênio Viotti.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Mavie e Endrick entram na lista de nomes de bebês mais populares em 2024

Em 2024, dois nomes ganharam destaque na lista dos nomes de bebês mais populares no Brasil: Mavie e Endrick. Mavie, o nome escolhido por Neymar e Bruna Biancardi para sua filha, virou uma tendência entre as bebês nascidas este ano. Anteriormente, menos de cinco pais e mães haviam optado por este nome de origem francesa, que significa “minha vida”. No entanto, em 2024, o nome Mavie registrou um aumento significativo em sua popularidade, com 300 registros na plataforma Babycenter.

Outro nome que entrou na lista é Endrick, inspirado no jovem jogador Endrick Felipe Moreira de Sousa, que tem ganhado reconhecimento no futebol brasileiro. Até o início de 2024, menos de cinco bebês haviam recebido este nome, mas agora são mais de 300 registros, indicando uma mudança marcante na preferência dos pais. O nome, de origem alemã, aparece em 85º lugar na lista.

A lista dos 100 nomes de bebês mais populares de 2024 também inclui outros nomes notáveis, como Ravi, no segundo lugar de nomes masculinos mais registrados. O nome só perde lugar para Miguel, que ficou em primeiro lugar.

Veja os nomes masculinos mais registrados:

  1. Miguel
  2. Ravi
  3. Théo
  4. Gael
  5. Noah
  6. Arthur
  7. Davi
  8. Anthony
  9. Heitor
  10. Samuel

Já no ranking feminino, Helena aparece como o nome mais registrado pela 7ª vez consecutiva. Os nomes das filhas de Virginia Fonseca e Zé Felipe perderam espaço neste, mesmo fazendo parte do top 5 nos últimos dois anos. Em 2023, Maria Alice entrou no 5º lugar e Maria Flor estreou em 63º. No entanto, em 2024, os nomes caíram, respectivamente, 10 e 15 posições.

Já os nomes Serena (71º) e Luna (18º) subiram na lista em comparação aos anos anteriores.

Veja os nomes femininos mais registrados:

  1. Helena
  2. Cecília
  3. Maitê
  4. Laura
  5. Alice
  6. Isabella
  7. Sophia
  8. Aurora
  9. Ayla
  10. Heloísa

A pesquisa analisou mais de 250 mil nomes registrados no Babycenter entre 1º de janeiro e 31 de outubro deste ano.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos