Morreu aos 78 anos nesta segunda-feira (6) o engenheiro Masayuki Uemura, criador dos consoles Super Nintendo e NES, o famoso nitendinho.
A informação sobre a morte só foi divulgada nesta quinta-feira (9), em nota, pelo Centro de Estudos de Videogames da Universidade Ritsumeikan, em Kyoto, onde ele era professor. A causa da morte de Masayuki não foi divulgada.
”Ele foi um dos gênios por trás de algumas de nossas melhores memórias de jogos”, declarou o canal japonês Archipel, especializado em documentários sobre a cultura japonesa.
Quem era Masayuki Uemura
Uemura iniciou sua trajetória profissional na Nintendo em 1972, o engenheiro ficou conhecido como idealizador da Nintendo Entertainment System. Ele começou a trabalhar em cima do Nintendinho em 1981, ano em que foi pressionado pelo presidente da empresa a criar um console com capacidade de jogar em diferentes cartuchos inseríveis. O console foi lançado em 1983, 10 anos antes do Super Nintendo.
Aposentado desde 2004, Uemura ainda produziu games clássicos, como Ice Climber, Clu Clu Land, além de alguns jogos esportivos.