Press "Enter" to skip to content

Morre aos 83 anos, Burt Young, ator de da franquia Rocky

Última atualização 19/10/2023 | 13:54

O veterano ator Burt Young, conhecido por interpretar o cunhado e amigo do protagonista Sylvester Stallone na franquia “Rocky”, morreu aos 83 anos. O falecimento ocorreu em Los Angeles em 8 de outubro, com a notícia inicialmente divulgada pelo The New York Times na quarta-feira, dia 18. A confirmação veio por meio da empresária do artista, Lynda Bensky, à agência Reuters.

O ator alcançou a fama pela atuação no filme icônico “Rocky” de 1976, no qual interpretou Paulie Pennino, o alcoólatra açougueiro e amigo do personagem de Stallone, Rocky Balboa. No longa, Rocky incorporava os golpes de carne no depósito onde Paulie trabalhava em sua rotina de treinamento como aspirante a boxeador.

O personagem de Paulie, que também era irmão do tímido interesse amoroso de Rocky e futura esposa, Adrian (que se casa com Balboa em “Rocky II”), lhe rendeu a indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante a Burt Young.

Nascido como Gerald Tommaso DeLouise no bairro de Queens, em Nova York, o ator ingressou na corporação de Fuzileiros Navais dos EUA na década de 1950 e posteriormente estudou no Actors Studio de Lee Strasberg. Ele construiu sua carreira interpretando predominantemente papéis de personagens resistentes e ítalo-americanos tanto na televisão quanto no cinema.

Nos últimos anos, Young tornou-se conhecido como pintor, com obras exibidas em galerias de todo o mundo.