Morre aos 94 anos Peter Higgs, ganhador do Nobel que deu nome à “partícula de Deus”

Morre aos 94 anos Peter Higgs, ganhador do Nobel que deu nome à “partícula de Deus”

Morreu aos 94 anos o físico vencedor do Prêmio Nobel, Peter Higgs, que propôs a existência da chamada “partícula de Deus” e ajudou a explicar como a matéria se formou após o Big Bang. A informação da morte foi divulgada pela Universidade de Edimburgo na tarde desta terça-feira, 9.

Segundo as declarações da instituição em que Higgs era professor emérito, afirmou que ele faleceu na segunda-feira, 8, “pacificamente em casa, após uma curta doença”.

Quem foi Peter Higgs

Em 1964, Higgs formulou a previsão de uma nova partícula, conhecida como bóson de Higgs. No entanto, levou quase meio século para que a existência dessa partícula fosse confirmada no Grande Colisor de Hádrons (LHC), o maior e mais poderoso acelerador de partículas do mundo. O Prêmio Nobel foi compartilhado com François Englert, físico belga, que também apresentou teorias similares.

A teoria de Higgs está ligada à maneira como as partículas subatômicas, os blocos fundamentais da matéria, adquirem massa. Essa compreensão teórica é uma peça central do Modelo Padrão da física de partículas, que descreve como outras partículas ganham massa.

De acordo com essa teoria, logo após o Big Bang, à medida que o universo se resfriava, uma força invisível, conhecida como Campo de Higgs, emergia juntamente com partículas associadas, os Bósons de Higgs, transferindo massa para outras partículas fundamentais.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Papa Francisco celebra missa de natal e inicia Jubileu de 2025

No dia 24 de dezembro, o Papa Francisco presidiu a tradicional Missa do Galo na Basílica de São Pedro, no Vaticano, marcando o início do Jubileu de 2025. Esta celebração foi especialmente significativa, pois o pontífice também abriu a Porta Santa, um gesto que ocorre apenas em anos jubilares.

A Missa do Galo, celebrada na véspera de Natal, é um dos momentos mais sagrados do calendário católico. Nesta ocasião, o Papa Francisco refletiu sobre a esperança trazida pelo nascimento de Jesus Cristo. “Jesus é a nossa esperança”, destacou o Papa, enfatizando a importância de manter a porta do coração aberta para a grande esperança que é o menino Jesus.

A abertura da Porta Santa é um rito solene que inclui a proclamação de uma leitura do Evangelho de São João, especificamente o versículo “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo” (João 10:9). Este gesto simbólico convida os fiéis a atravessar a Porta Santa com fé, buscando a indulgência plenária, um perdão por seus pecados.

História do Jubileu

O Jubileu, que começou no ano de 1300 a pedido do Papa Bonifácio VIII, é um período especial de reflexão e penitência para a Igreja Católica. O Jubileu de 2025 será marcado por várias celebrações, incluindo a abertura de portas santas em outras basílicas do Vaticano, como a Basílica de São João de Latrão no dia 29 de dezembro e a Basílica de Santa Maria Maior no dia 1º de janeiro.

As portas santas serão fechadas no dia 28 de dezembro de 2025, encerrando o Jubileu. Este período é uma oportunidade única para os fiéis se aproximarem da Igreja e buscar a graça divina.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp