Press "Enter" to skip to content

Morre aos 97 anos Antônio Batista da Silva, fundador da Fazenda Jabuticabal 

Última atualização 29/12/2023 | 16:47

O fundador da Fazenda Jabuticabal, em Hidrolândia, Antônio Batista da Silva, morreu aos 97 anos nesta sexta-feira, 29. O óbito ocorreu em sua propriedade, localizada na rodovia GO-319, km 18, no distrito de Nova Fátima e foi decorrente de causas naturais. A família relatou que ele chegou a ser internado em um hospital da capital, mas não resistiu.

O perfil oficial da Fazenda Jabuticabal substituiu a foto por um sinal de luto, embora ainda não tenha emitido uma declaração oficial. No entanto, um folheto informativo detalha que o corpo de Antônio está sendo velado em sua residência desde às 15h desta sexta, com a missa programada para às 9h de sábado, 30, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, seguida pelo sepultamento.

Através de uma rede social, o Governador do estado, Ronaldo Caiado lamentou a morte de Antônio. “Com pesar, Gracinha e eu recebemos a notícia da morte de Antônio Batista, fundador da Fazenda Jaboticabal, em Hidrolândia. Seu imenso pomar de jaboticabas se tornou atração turística e ajudou a divulgar Goiás Brasil afora. Que Deus conforte a família neste momento difícil”, disse Caiado.

Fazenda Jabuticabal 

A Fazenda Jabuticabal ganhou notoriedade em várias reportagens devido ao desafio de consumir uma fruta de cada pé, totalizando mais de 40 mil árvores frutíferas.

Fundada nos anos 1940, o local atrai turistas, oferecendo a oportunidade de pagar a entrada para desfrutar das frutas, explorar a Vinícola Jabuticabal responsável pela produção de vinhos e outros produtos. Além disso, a fazenda oferece uma estrutura completa com restaurante, áreas de pesca, natação e muito mais.

É importante mencionar que a Fazenda Jabuticabal abriga o maior pomar do mundo, com impressionantes 42 mil pés de jabuticabas. O primeiro pé foi plantado em 1947, apenas dois anos após o término da Segunda Guerra Mundial, pelo próprio Antônio Batista da Silva.

A fazenda abriu as portas para turistas em 1960, alcançando notoriedade em 1980, quando o proprietário brincou, em uma entrevista a um jornal, que daria a fazenda para quem conseguisse comer uma jabuticaba de cada pé. Desde então, o local se tornou um ponto de referência para o ecoturismo, atraindo visitantes da região e de todo o país.