Press "Enter" to skip to content

Morre cantor e compositor Erasmo Carlos aos 81 anos no Rio de Janeiro

Última atualização 22/11/2022 | 14:56

O cantor e compositor Erasmo Carlos morreu aos 81 anos na tarde desta terça-feira, 22. O artista tinha recebido alta no início deste mês após ficar nove dias internado com um quadro de edema, mas retornou ao hospital em estado grave nesta segunda-feira, 21. A esposa do ex-Jovem Guarda, Fernanda, confirmou o óbito. Ela estava ao lado do marido na hora da morte. A causa ainda não foi divulgada.

Erasmo vinha se tratando há meses de uma síndrome de edemigênica, doença que ocorre quando há um desequilíbrio bioquímico que dificulta a manutenção dos líquidos dentro dos vasos sanguíneos. Em geral, o problema de saúde é causada por doenças cardíacas, renais ou dos próprios vasos.

Histórico

O artista foi um dos pioneiros do rock brasileiro em parceria com Roberto Carlos. Ele tinha mais de 50 anos de carreira,  500 canções e muitos sucessos que ultrapassam gerações e ficaram na memória do público, como “Além do Horizonte”, “É Preciso Saber Viver”, “O Bom”.

Erasmo nasceu e foi criado na Tijuca, zona norte do Rio, e sempre foi apaixonado pela música. Ele aprendeu a tocar violão com Tim Maia. Mais tarde, fez parte de um grupo com Tim e Roberto Carlos.  Durante o movimento musical e cultural dos anos 60 e 70, junto com Wanderléa e Roberto, ele foi um dos principais representantes da Jovem Guarda.

Em 1982 foi homenageado em um programa da TV Globo chamado “Erasmo Convida” onde convidou cantores como Caetano Veloso, Gal Costa, Jorge Ben Jor, Maria Bethânia, Nara Leão, Roberto Carlos entre outros  para participarem do especial. O cantor também fez parte de muitas trilhas sonoras de produções da rede Globo como “Locomotivas”, “Livre Pra Voar”, “Vida Nova”, “A Lua Me Disse”, “O Profeta”, “Paraíso Tropical” e mais.

Fafá de Belém, Lulu Santos, Boninho, Lula e outros artistas e amigos fizeram postagens em homenagem ao cantor nas redes sociais.