A cantora e compositora de forró Rita de Cássia morreu nesta terça-feira, 3, em um hospital particular de Fortaleza. Ela estava internada em uma Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) desde 1º de janeiro e lutava contra uma fibrose pulmonar.
Nas últimas postagens nas redes sociais, a cantora desejou um feliz ano novo no hospital onde estava internada. Ela estava com a voz fraca, em consequência da doença que causa ”cicatrizes” e endurecimento dos pulmões. Segundo o Ministério da Saúde, as causas da fibrose pulmonar são desconhecidas.
Rita da Cássia é conhecida como uma das principais compositoras do forró, tendo músicas gravadas por bandas e artistas como Mastruz com Leite, Amelinha, Aviões do Forró e Frank Aguiar. Ela é dona de composições como ”Meu Vaqueiro, Meu Peão”, ”Saga de um Vaqueiro” e ”Jeito de Amar”.
O corpo da cantora será velado e sepultado no Alto Santo, onde ela nasceu.
Artistas lamentam
Cantora e protagonista de Travessia, Lucy Alves gravou um vídeo comentado sobre Rita de Cássia e disse que era sentir muitas saudades: ”Queria externar a minha saudade. Acho que Rita de Cássia vai deixar muita saudade pra todos nós. Uma inspiração, uma referência feminina, compositora das grandes. (…) Rita partiu, mas deixou um legado muito bonito e importante pra gente. Viva Rita de Cássia”.
Xand Avião também mostrou os sentimentos sobre a morte da cantora. ”Quando chega a noite o vento bate no meu rosto, a saudade vem! Minha poetisa Rita de Cássia, o forró está de luto. Você será eterna em nossos corações”.
O governo do Ceará, Elmano de Freitas (PT) também lamentou a morte da compositora e se solidarizou com os familiares. ”O Ceará e o Brasil se despedem hoje da cantora e compositora cearense Rita de Cássia, uma das maiores referências do nosso forró. (…) Que Deus conforte o coração dos familiares, amigos, e fãs por todo o país”, disse.