Press "Enter" to skip to content

Morre Dan Gurney, lenda do automobilismo

Última atualização 15/01/2018 | 11:33

Dan Gurney, ex-piloto americano de Fórmula 1, morreu no último domingo (14), aos 86 anos, por complicações relacionadas a uma pneumonia. A morte de Gurney foi confirmada em um comunicado conjunto, assinado pela All American Racers, a esposa de Dan, Evi, e sua família. O funeral será privado e, ao invés de flores, a família pede para que pessoas façam doações para o Hoag Hospital Fundation em Newport Beach, na Califórnia, Estados Unidos.

Comunicado na íntegra:

“Com um último sorriso em seu belo rosto, Dan guiou rumo ao desconhecido antes do meio dia de hoje, 14 de janeiro de 2018”, diz o comunicado. “Com uma tristeza profunda, com gratidão em nossos corações pelo amor e alegria que você nos deu durante seu tempo nesta terra, desejamos que vá com Deus”.

O americano é considerado uma lenda do automobilismo por ter vencido quatro provas na F1 (uma delas em seu próprio carro), além de triunfar na Indy, Le Mans e NASCAR. No total, Gurney venceu quatro dos 86 GPs que disputou na F1, onde defendeu Ferrari, BRM, Porsche, Lotus, Brabham, Eagle e McLaren ― ele, aliás, foi o responsável por dar à Brabham sua primeira vitória na F1. Em 1967, Dan venceu as 24 Horas de Le Mans pela Ford com a AJ Foyt. Na Nascar, o piloto triunfou cinco vezes.