O diretor americano David Lynch, conhecido por filmes como Veludo Azul, Cidade dos Sonhos e pela série Twin Peaks, faleceu aos 78 anos. A informação foi divulgada pela revista Variety.
Em 2024, Lynch revelou ter sido diagnosticado com enfisema pulmonar, resultado de anos como fumante. Na ocasião, o cineasta admitiu a necessidade de utilizar um aparelho de oxigênio para se locomover e incentivou o público a evitar o cigarro. “Fumar era uma parte muito importante da minha vida. Eu amava o cheiro, o gosto do tabaco, e adorava acender cigarros”, declarou. Ele estava há três anos sem fumar.
Com um estilo inconfundível que mistura elementos surrealistas e narrativas de gêneros variados, Lynch nasceu em Missoula, Montana, em uma família de classe média. Nos anos 1960, mudou-se para Filadélfia para estudar pintura na Academia de Belas Artes da Pensilvânia, onde começou a explorar o interesse pelo cinema em curtas-metragens.
Seu primeiro longa-metragem, Eraserhead (1977), combinando terror e humor negro, tornou-se um clássico cult, marcando presença em sessões de meia-noite nos Estados Unidos. O estilo único do filme chamou a atenção de Hollywood, levando Mel Brooks a contratá-lo para dirigir O Homem Elefante(1980). O longa, estrelado por Anthony Hopkins, John Hurt e Anne Bancroft, rendeu a Lynch indicações ao Oscar de melhor direção e melhor roteiro, além de outras seis indicações.
Em 1984, Lynch enfrentou dificuldades com sua adaptação de Duna, baseada na obra de Frank Herbert. Apesar de cultuado por seus fãs, o filme, com orçamento de US$ 40 milhões, foi um fracasso comercial, mas consolidou sua reputação como um criador ousado e visionário.