Morre em Anápolis bebê de 10 meses que aguardava vaga em UTI

Morreu em Anápolis o bebê Kauan Guilherme de 10 meses depois de aguardar 5 dias por uma vaga de UTI. Ao G1 Goiás, a família disse que no dia que saiu a regulação o quadro de saúde de Kauan piorou e ele não resistiu as complicações de uma pneumonia.

O bebê chegou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA-Pediátrica), com febre no dia 16 de abril. Os médicos que o atenderam deram o diagnóstico de pneumonia e indicaram que o paciente precisava de um leito de UTI.

Ainda ao G1 a mãe da criança, Lívia Maia Alves disse que “se tivesse liberado vaga para o meu filho no dia que ele internou, ele estaria aqui comigo hoje, porque ele não estava ruim como estava ontem no transporte”. A transferência foi feita no dia 21 de abril.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a pedido do leito de UTI foi feito no dia 17 de abril e a vaga liberada apenas no dia 21 para um hospital de Goiânia. Mas, por conta da evolução da doença, o quadro da criança era tão grave que não seria possível fazer a transferência. Ainda segundo a pasta, foi dado todo suporte clínico ao bebê, mas ele acabou morrendo.

“A pior dor que uma mãe pode enfrentar é levar seu filho bem e sair com ele morto do hospital”, declarou a mãe.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp