Press "Enter" to skip to content

Morre Franz Beckenbauer, ícone alemão e campeão mundial

Última atualização 09/01/2024 | 14:07

Noite de luto para o futebol mundial: Franz Beckenbauer, o lendário jogador e treinador alemão, faleceu aos 78 anos na noite de domingo. A família divulgou um comunicado indicando que Beckenbauer morreu pacificamente enquanto dormia, sem detalhes sobre a causa da morte.

O ex-zagueiro enfrentava problemas de saúde nos últimos anos, incluindo um infarto ocular, operações cardíacas e demência associada à doença de Parkinson, conforme relatos do jornal Bild. Sua trajetória no esporte é marcada por conquistas notáveis, tanto como jogador quanto como treinador.

Franz Beckenbauer, nascido em Munique após o término da Segunda Guerra Mundial, tornou-se um ícone do futebol alemão ao conquistar a Copa do Mundo de 1974 como jogador e novamente em 1990 como treinador. Sua carreira brilhante incluiu passagens destacadas pelo Bayern de Munique e pelo New York Cosmos nos Estados Unidos.

Ao longo de sua carreira, Beckenbauer acumulou 19 títulos como jogador, incluindo uma Copa do Mundo, uma Eurocopa, três Ligas dos Campeões e cinco Campeonatos Alemães. Como treinador, adicionou mais quatro títulos, incluindo outra Copa do Mundo e uma Copa da UEFA.

O Kaiser, como era carinhosamente chamado, também foi envolvido na organização da Copa do Mundo de 2006, mas enfrentou polêmicas e acusações de corrupção, levando-o a deixar seu cargo no Comitê Executivo da FIFA.

O mundo do futebol lamenta a perda de um dos seus grandes ícones, um jogador e técnico que marcou época e contribuiu significativamente para o esporte que amava.