Morre Gal Costa, uma das maiores vozes da música brasileira

Morre Gal Costa, uma das maiores vozes da música brasileira

Na manhã desta quarta-feira, 9, a música brasileira acordou mais triste. Gal Costa, uma das maiores cantoras de sua geração, morreu aos 77 anos. A morte teve confirmação da assessoria da artista, que não revelou a causa exata do falecimento. No entanto, vale mencionar que ela participaria do festival Primavera Sound, mas precisou se ausentar no último momento para retirar um nódulo da fosse nasal direita, interrompendo a programação de shows.

Quem foi Gal Costa?

Gal Costa foi sem dúvidas uma das cantoras mais importantes da música nacional. Natural de Salvador, capital da Bahia, a artista iniciou a carreira como balconista de uma loja de discos. Na década de 1960, conheceu ninguém menos que Caetano Veloso, desenvolvendo uma amizade intensa com o mesmo.

Ao lado de Caetano, Maria Bethânia e Gilberto Gil, Gal Costa integrou a banda Doces Bárbaros. Participou ativamente do movimento tropicalista e rapidamente se alçou como uma das peças centrais da Música Popular Brasileira (MPB).

Entre os grandes sucessos de Gal Costa, destacam-se “Chuva de Prata”, “Baby”, “Aquarela do Brasil” e “Palavras no Corpo”. Em 2012, foi eleita pela revista Rolling Stone como a sétima maior voz da música brasileira.

Quanto à vida pessoal, a cantora nunca foi oficialmente casada, mas nutriu diversos relacionamentos com homens e mulheres. Com obstrução nas trompas, em 2005 adotou um menino de dois anos de idade, Gabriel Costa Penna Burgos, que sofria de raquitismo.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp