Press "Enter" to skip to content

Morre homem que viveu mais tempo em “pulmão de ferro” nos EUA

Última atualização 13/03/2024 | 11:32

Após viver por mais de 70 anos dentro de um “pulmão de ferro”, morreu o norte-americano Paul Alexandre. A fatalidade foi anunciada na última segunda-feira, 11, pelo educador Christopher Ulmer, que entrevista pessoas com deficiência no Youtube.

“Sua falta será sentida, mas sempre lembrada. Obrigado por compartilhar sua história conosco”, escreveu Chris na legenda de uma publicação no perfil de sua ONG no Instagram.

Paul Alexandre foi colocado dentro do aparelho em 1952, após ter uma paralisa no pulmão causada por poliomielite. Segundo Christopher, apesar das dificuldades, o homem conseguiu viver uma vida normal: indo para a faculdade e se formando em Direito. “Sua história viajou muito, influenciando positivamente pessoas ao redor do mundo. Paul foi um modelo incrível que continuará a ser lembrado.”, disse o youtuber.

Uma vaquinha foi organizada pelo influenciador a fim de arrecadar US$ 145.00 para Paul, que conforme o texto publicado na plataforma GoFundMe, sofreu um golpe de pessoas que deveriam cuidar dele.

O dinheiro arrecadado, segundo Cristopher, servia para custear o tratamento e ajudar Paul a sobreviver. Em texto, o influencer acrescentou um agradecimento feito pelo irmão do amigo, Phillip, pelas doações. “Elas permitiram que ele vivesse seus últimos anos sem estresse. Também pagarão o seu funeral durante este momento difícil. É absolutamente incrível ler todos os comentários e saber que tantas pessoas foram inspiradas por Paul”, diz o texto.

Guiness Book

Paul Alexandre entrou para o livro de recordes mundial em 2022, após ser declarado como a pessoa que fez o uso de um ventilador de pressão negativa por mais tempo. O equipamento, chamado de ‘pulmão de ferro’, foi colocado no homem durante uma epidemia de poliomielite que atingiu Dallas, no Texas, em 1952.

“Apesar dos esforços das autoridades de saúde pública – que incluíram o encerramento de bares, cinemas e qualquer outro local público onde o vírus pudesse se espalhar – milhares de casos foram registados na cidade, resultando em dezenas de mortes”, diz o portal do livro dos recordes.

Na época, Paul tinha apenas seis anos e viu outros pacientes com a mesma doença morreram ao seu lado no hospital. Ainda segundo o Guiness Book, ao sair do hospital, a criança aprendeu a usar os músculos da garganta para forçar o ar a entrar nos pulmões, que estavam paralisados, e melhorou a qualidade de vida.

Com funciona?

O equipamento é uma espécie de câmara fechada conhecida como ventilador de pressão negativa. Ele é equipado por uma bomba que pode alterar a pressão do ar. A cabeça e o pescoço ficam para fora da máquina, que com as variações de pressão.