Press "Enter" to skip to content

Morre João Carlos Assis, um dos maiores nomes do piano

O pianista João Carlos Assis Brasil, considerado um dos maiores nomes do piano no país, faleceu nesta segunda-feira (6), aos 7 anos, no Rio de Janeiro, após ter sofrido um infarto na última sexta-feira (3).

A informação foi publicada pela assessoria do músico em suas redes sociais, e pela Escola de Música Villa-Lobos, da qual foi professor durante anos. João Carlos também foi professor no Conservatório Brasileiro de Música e no Conservatório de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, onde morava desde o fim de 2020.

“Comunicamos com profunda tristeza o falecimento hoje do nosso querido João Carlos Assis Brasil, em decorrência de um infarto na última sexta-feira. Ele cumpriu sua missão por aqui e agora sua obra se eterniza”, escreveu a assessoria do artista.

João Carlos começou a estudar o instrumento musical ainda na infância, e já tocava acompanhado de orquestras aos 15 anos de idade. João foi aluno de Jacques Klein e aperfeiçoou os estudos em Londres, Paris e Viena.

O pianista também se envolveu com a música popular, gravando com artistas como Ney Matogrosso, Zé Renato, Wagner Tiso, entre outros. Em 1988, gravou com Matogrosso, Tiso e participação de Jaques Morelenbaum e Jurim Moreira o disco “A Floresta Amazônica – Villa Lobos”.