Press "Enter" to skip to content

Morre jornalista Glória Maria, aos 73 anos, no Rio de Janeiro

Última atualização 02/02/2023 | 11:42

O jornalismo brasileiro perdeu um dos maiores e mais importantes ícones da sua história: a apresentadora e jornalista Glória Maria, de 73 anos. Glória morreu nesta quinta-feira, 2, no Rio de Janeiro. Ela lutava contra um câncer no pulmão desde 2019, mas mesmo com o tratamento, a doença acabou se espalhando pelo cérebro da apresentadora. 

A jornalista estava afastada da programação da Globo desde dezembro, sendo que precisou ser internada em janeiro para tratar a metástase no cérebro. Glória não foi só uma das maiores jornalistas do país, mas também figura como pioneira em muitos momentos históricos do jornalismo nacional. 

Ela foi a primeira repórter a entrar ao vivo no Jornal Nacional e inaugurou a era da alta definição da televisão brasileira, além de percorrer e mostrar mais de 100 países em suas reportagens. A apresentadora deixou duas filhas, de 14 e 15 anos. 

Quem foi Glória Maria?

Glória Maria Matta da Silva nasceu no Rio de Janeiro. Ela era filha do alfaiate Cosme Braga da Silva e da dona de casa Edna Alves Matta. Em 1970, foi levada por uma amiga para ser radioescuta da Globo do Rio. 

Na Globo, tornou-se repórter numa época em que os jornalistas ainda não apareciam no vídeo. A estreia como repórter foi em 1971, na cobertura do desabamento do Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro. Glória Maria trabalhou no Jornal Hoje, no RJTV e no Bom Dia Rio.

No Jornal Nacional, foi a primeira repórter a aparecer ao vivo. Cobriu a posse de Jimmy Carter em Washington e, no Brasil, durante o período militar, entrevistou chefes de estado, como o ex-presidente João Baptista Figueiredo.

Fantástico

A partir de 1986, a jornalista integrou a equipe do Fantástico, do qual foi apresentadora de 1998 a 2007. Ficou conhecida pelas matérias especiais e viagens a lugares exóticos, e por entrevistar celebridades como Michael Jackson, Harrison Ford, Nicole Kidman, Leonardo Di Caprio e Madonna.

Para o Fantástico, a jornalista viajou por mais de 100 países, passando pela Europa, África e parte do Oriente, quando mostrou um mundo novo ao telespectador.