Press "Enter" to skip to content

Morre Maria Carmem Barbosa, autora de Toma Lá, Dá Cá 

Última atualização 22/09/2023 | 16:25

A autora Maria Carmem Barbosa morreu aos 76 anos de idade, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, 22. A notícia foi divulgada pelo ator e amigo, Miguel Falabella, por meio de uma postagem no Instagram. Ao longo da carreira, a artista assinou diversas novelas e séries, sendo elas, Olho no Olho (1993), Salsa e Merengue (1996) e A Lua Me Disse (2005).

Maria foi diagnosticada com Alzheimer e estava internada há dois meses na Casa de Saúde Pinheiro Machado, em Laranjeiras, no Rio de Janeiro. A dramaturga morreu devido a uma parada cardiorrespiratória.

Trajetória de Maria Carmen Barbosa

Maria Carmem era filha do humorista, jornalista e compositor Haroldo Barbosa , entrou na TV Globo na década de 1970, trabalhando ao lado de Chico Anysio.

Na emissora, ela foi produtora do musical Grandes nomes (1980), do seriado Amizade colorida (1981), e das minisséries Lampião e Maria Bonita (1982) e Bandidos da Falange (1983). Criou os seriados Armação Ilimitada (1985) e Delegacia de mulheres (1990), também na TV Globo.

A última obra para a TV assinada foi a série Toma Lá, Dá Cá entre 2007 e 2009, também ao lado de Falabella. Os dois também trabalharam juntos em roteiros do humorístico Sai de Baixo.

Comunicado de Falabella

“A vida é sempre surpreendente. Acabei de postar uma homenagem pelo aniversário de Zezé e recebo a notícia da passagem de Maria Carmem Barbosa, minha parceira e amiga por anos incontáveis. Escrevemos juntos novelas, peças e roteiros, viajamos juntos, sonhamos e idealizamos projetos, foi uma amizade daquelas que ficam gravadas nas estrelas. Eu poderia passar alguns dias contando histórias sobre nós dois e, na verdade, deixei de conta-las porque Maria Carmem já tinha nos deixado há alguns anos, quando resolveu que dava o viver já por vivido e saiu do ar, com muita rapidez, desligando-se do mundo. Agora, veio a morte física. E o dia fervilha de lembranças! Amiga querida, parceira de tantas aventuras, descanse! Você merece!”, disse Falabella sobre a amiga.