Morre Mário Macieira, ex-presidente da OAB-MA aos 54 anos: legado na advocacia e atuação profissional

morre-mario-macieira2C-ex-presidente-da-oab-ma-aos-54-anos3A-legado-na-advocacia-e-atuacao-profissional

Morre Mário Macieira, ex-presidente da OAB-MA, aos 54 anos de idade em São Luís

O advogado estava internado em estado grave no Hospital UDI, em decorrência de complicações hepáticas.

Mário Macieira, morreu nesta quinta-feira (31), aos 54 anos, em São Luís. — Foto: Divulgação/OAB-MA

O advogado e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Maranhão (OAB-MA) Mário Macieira, morreu nesta quinta-feira (31), aos 54 anos, em São Luís. — Foto: Divulgação/OAB-MA

Desde 2024, Mário enfrentava uma condição de saúde severa. Em julho desse ano, foi diagnosticado com esteatose hepática metabólica, que rapidamente evoluiu para uma síndrome hepatorrenal — um quadro crítico que exigiu sua internação.

Diante do agravamento do estado clínico e episódios de hemorragia, ele foi transferido em UTI aérea para o Rio de Janeiro, onde recebeu cuidados intensivos. Ainda em 2024, passou por um transplante de fígado bem-sucedido. No fim de junho de 2025, voltou a ser internado para tratar uma infecção, mas seu estado se agravou nos dias seguintes, o levando à morte.

O velório do advogado terá início às 20h desta quinta, no Plenário Hermann Assis Baeta, na sede da OAB-MA, em São Luís. Já o enterro está marcado para as 9h desta sexta (1º), no Cemitério do Gavião, na região central da capital maranhense.

LEGADO NA ADVOCACIA

Advogado, professor universitário e ex-presidente da OAB-MA, Mário Macieira foi um dos juristas mais respeitados da história recente do Maranhão. Reconhecido por sua postura ética, firme e engajada, deixou sua marca pela defesa incansável da justiça social.

Natural de São Luís, ele nasceu em 18 de setembro de 1970. Era filho de Roberto Macieira (ex-prefeito da capital maranhense) e Simone Macieira (ex-vereadora), ambos já falecidos.

Desde jovem, Mário demonstrava forte liderança e engajamento social — foi líder estudantil no Colégio Marista Maranhense e, mais tarde, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Graduou-se em Direito pela UFMA em maio de 1993. No ano seguinte, iniciou a carreira acadêmica, lecionando disciplinas como Introdução ao Estudo do Direito e Filosofia do Direito.

Ao longo dos anos, formou inúmeras gerações de profissionais do Direito, conquistando admiração e respeito de alunos, muitos dos quais hoje ocupam posições de destaque na vida pública e na advocacia. Foi também mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tendo ingressado no curso em primeiro lugar no processo seletivo.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL E INSTITUCIONAL

Em 1994, fundou o escritório Macieira, Nunes, Zagallo & Advogados Associados, com foco na assessoria jurídica a sindicatos de trabalhadores e servidores públicos. Ganhou destaque principalmente na defesa dos interesses do SINDSEP (Sindicato dos Servidores Públicos do Maranhão) e do SINTSPREV (Sindicato dos Trabalhadores da Previdência Social), atuação que manteve por mais de 30 anos.

Foi eleito presidente da OAB-MA em 2009, para o triênio 2010–2012, sendo reeleito para o período 2013–2015 com mais de 70% dos votos. Sua gestão foi marcada por defesa intransigente das prerrogativas da advocacia, ampliação e fortalecimento dos serviços prestados pela OAB, papel ativo na mediação de conflitos sociais, como a greve da Polícia Militar, denúncias de violações de direitos humanos no sistema prisional à Corte Interamericana de Justiça, reconhecimento público por sua oratória brilhante e postura republicana.

Após deixar a presidência da OAB-MA, permaneceu ativo no escritório e no meio acadêmico jurídico. Mário Macieira deixa quatro filhos: Maria Luísa, Francisco José, Catarina e Pedro Augusto (in memoriam). Sua trajetória pessoal foi marcada pelo carinho à família, dedicação e profundo compromisso com a responsabilidade social.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp