Morre Michel Portal, ícone do jazz contemporâneo, aos 90 anos: legado de inovação e parcerias com grandes músicos

morre-michel-portal2C-icone-do-jazz-contemporaneo2C-aos-90-anos3A-legado-de-inovacao-e-parcerias-com-grandes-musicos

Morre francês Michel Portal, referência do jazz contemporâneo, aos 90 anos

A morte encerra a trajetória marcada pela inovação no jazz europeu e parcerias com nomes como Pierre Boulez, Luciano Berio e Karlheinz Stockhausen.

O músico de jazz Michel Portal se apresenta no palco durante o Festival de Jazz “Les Rendez-vous de l’Erdre”. — Foto: FRANK PERRY / AFP

O clarinetista francês Michel Portal, referência do jazz contemporâneo, morreu aos 90 anos, anunciou neste domingo (15) sua empresária Marion Piras.

Reconhecido por sua versatilidade em diversos gêneros e instrumentos – ele também tocava saxofone –, é considerado um dos pioneiros do free jazz e compôs trilhas sonoras para filmes.

Em 1965, lançou as bases para um novo estilo com o álbum “Free Jazz”, libertando os músicos europeus das convenções americanas.

Ele foi “um grande monumento para o jazz moderno e o jazz europeu, completamente aberto a uma ampla gama de músicas e experiências”, destacou sua representante, especificando que sua morte ocorreu na quinta-feira.

Nascido em 27 de novembro de 1935, em Bayonne, Michel Portal construiu uma sólida reputação como solista e também trabalhou com grandes nomes da música contemporânea, como Pierre Boulez, Luciano Berio e Karlheinz Stockhausen.

Em 2021, ele lançou ‘MP85’, o trabalho mais recente de uma extensa discografia.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp