Morre o deputado Gil Vianna de COVID-19

A ALERJ perdeu seu 1º parlamentar para o COVID-19, o deputado estadual Gil Viana (PSL), com base eleitoral em Campos dos Goytacazes. Ele estava internado há 10 dias no Hospital da Unimed, na cidade. Seu quadro até ontem era estável. No final da tarde desta terça-feira, 19/5, a oxigenação baixou e ele teve que ser submetido à entubação – o vírus afetou os dois pulmões do parlamentar, comprometendo 80% de um pulmão e 50% do outro. . Às 22h35, Gil teve uma parada cardíaca e não resistiu. Na segunda-feira, 18/5, quem faleceu foi o ex-vereador, Jorginho da SOS (Republicanos).

O presidente da Alerj, André Ceciliano, anunciou que vai decretar luto oficial por três dias. Amanhã, às 15 h, Gil Vianna receberá homenagem fúnebre em reunião virtual do parlamento. Em seguida, os trabalhos serão encerrados, com a suspensão da pauta de projetos programada para semana.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hackers atacam site do governo argentino e divulgam ofensas a Javier Milei

O site oficial do governo da Argentina foi alvo de um ataque cibernético na noite desta quarta-feira, 25. Durante a invasão, os hackers publicaram ofensas direcionadas ao presidente Javier Milei, além de conteúdos antissemitas.

De acordo com o jornal La Nación, o portal “Mi Argentina” ficou fora do ar por mais de uma hora, impossibilitando o acesso aos serviços disponíveis. A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do país informou que o ataque ocorreu por volta das 21h30.

Entre as ações dos invasores, foram divulgadas músicas com insultos ao presidente, alterações em cabeçalhos e rodapés do site e uma série de stories na conta oficial do governo argentino no Instagram.

Em nota publicada na rede social X, a Secretaria de Inovação afirmou que o episódio reflete a precariedade dos sistemas herdados de administrações anteriores. O órgão também criticou a oposição por não apoiar investimentos em cibersegurança, previstos no decreto de necessidades e urgência proposto por Milei.

A Secretaria declarou ainda que o problema foi resolvido e os sistemas foram restabelecidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp