Press "Enter" to skip to content

Morre Olavo de Carvalho, aos 74 anos

Última atualização 25/01/2022 | 08:14

Na noite desta segunda-feira (24), Olavo de Carvalho faleceu na Virgínia, Estados Unidos. A morte foi comunicada em suas próprias redes sociais. Segundo a publicação, que não informa o motivo do falecimento, o escritor estava hospitalizado na região de Richmond. Há oito dias, Olavo de Carvalho havia sido diagnosticado com Covid-19. Ele deixa a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos.

Usuários do Twitter associaram sua morte à Covid-19, diagnosticada recentemente, apesar de a causa do falecimento não ter sido confirmada oficialmente. Os internautas relembraram ainda uma postagem do escritor, em que ele subestimava a gravidade da pandemia. “O medo de um suposto vírus mortífero não passa de historinha de terror para acovardar a população e fazê-la aceitar a escravidão como um presente de Papai Noel”, escreveu.

Olavo de Carvalho se autoproclamava filósofo, apesar de não ter tido formação acadêmica. Ganhou espaço a partir dos anos 1980, com artigos de cunho conservador publicados em veículos de grande circulação, como Folha de São Paulo e O Globo. Ao se mudar para os Estados Unidos, passou a oferecer cursos online e a vender livros, que tiveram amplo alcance, com discurso conservador. Em 2017, criou um canal no YouTube que tem mais de um milhão de inscritos. Olavo é considerado considerado “guru” do bolsonarismo.

Problemas de saúde

Em julho de 2021, Olavo passou por exames e avaliação cardiológica no Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor), em São Paulo. Durante a internação, teve crise de angina passou por tratamento para compensação cardíaca. No dia 13 de julho, foi submetido a uma cirurgia de emergência na bexiga, para revisão de outra operação feita em maio, nos EUA. Recebeu alta após dez dias.

No entanto, dia nove de agosto, voltou a ser hospitalizado no InCor, apresentando insuficiência cardíaca e renal aguda, além de infecção sistêmica. Olavo era cardiopata e tinha diagnóstico da Doença de Lyme, infecção transmitida por carrapato, que provoca irritações na pele e sintomas parecidos com os de uma gripe.