Press "Enter" to skip to content

Pelé morre aos 82 anos após um mês internado

Última atualização 29/12/2022 | 22:27

O ex-jogador de futebol Pelé morreu na tarde desta quinta-feira, 29. Edson Arantes do Nascimento estava internado há um mês no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele tratava um câncer no cólon desde o ano passado e mais recentemente enfrentava complicações da doença. A equipe médica interrompeu a divulgação de boletins com o estado de saúde dele há alguns dias. No último, eles afirmaram que o “rei do futebol’ estava em situação bastante crítica. 

 

O velório devem ser na Vila Belmiro, em Santos, e o sepultamento na mesma cidade. O próprio Pelé havia pedido que a cerimônia ocorresse no local. Ele também teria solicitado que a camisa 10 dele fosse aposentada. Em diversas entrevistas, o atleta se declarou apaixonado pelo Santos. A notícia do estado de saúde do brasileiro mobilizou o maior evento de futebol do mundo. O ex-jogador foi homenageado na Copa do Mundo do Catar neste ano. 

“Tudo que nós somos devemos a você. Te amamos para sempre”, publicou em uma rede social a filha de Pelé, Kelly Nascimento.

A quimioterapia já não estava mais apresentando resultados, por isso foram adotados os chamados cuidados paliativos, quando o tratamento se baseia na diminuição de sofrimento de pacientes terminais ou em estágio avançado de alguma doença. A família se reuniu no hospital para passar o natal com o patriarca.

O ex-jogador havia sido internado devido a uma  infecção urinária e passou por uma cirurgia para retirar um tumor no intestinal em setembro do ano passado. O corpo de Pelé tinha apresentado metástase no intestino, pulmão e fígado. 

Trajetória brilhante 

Com atuação nos campos como atacante desde os anos 1950 e aposentado desde os anos 1970, o mineiro de Três  Corações se tornou o único tricampeão mundial como jogador. Ao longo da carreira, ele jogou em diversos clubes. No entanto, defendeu somente um deles nos campos brasileiros: o Santos

A carreira, que começou aos 15 anos de idade e já contou com o ingresso na seleção brasileira aos 17, teve 1.091 gols em jogos pelo time do litoral paulista. Pelé é considerado como um dos maiores atletas de todos os tempos. O craque deixa a mãe de 100 anos de idade, a esposa Márcia Aoki, sete filhos e nove netos.