Jornal Diário do Estado

Morre Sinéad O’Connor, a voz do hit ‘Nothing compares 2 U’

Música composta por Prince lançou cantora à fama mundial; causa da morte não foi revelada

Morreu aos 56 anos a cantora irlandesa Sinéad O’Connor. A informação foi divulgada pelo jornal “Irish Times“, nesta quarta-feira, 26. Em nota, a família informou: “É com muita tristeza que anunciamos o falecimento de nossa querida Sinéad. Sua família e amigos estão devastados e pediram privacidade neste momento tão difícil”.

Ela foi a voz do hit “Nothing compares 2 U”, música composta por Prince (1958-2016) e que a lançou à fama mundial na década de 90. A balada chegou ao primeiro lugar em vários países, incluindo os Estados Unidos. Em 1990, ela foi eleita pela revista “Billboard” como o single #1 daquele ano.

A aclamada artista lançou 10 álbuns de estúdio. O’Connor foi homenageada com o prêmio inaugural de Classic Irish Album no RTÉ Choice Music Awards no início deste ano. Foi ovacionada ao dedicar o prêmio, por I Do Not Want What I Haven’t Got, a “todo e qualquer membro da comunidade de refugiados da Irlanda”.

Famosa por suas opiniões veementes sobre vários temas, como os direitos da mulher e os abusos cometidos por integrantes da Igreja Católica, a popstar irlandesa já falou diversas vezes em público sobre sua luta contra a depressão. Em 1992, causou grande polêmica ao rasgar uma fotografia do Papa João Paulo II, no programa da tv norte-americana Saturday Night Live.

No ano passado, Shane, filho da cantora, morreu no ano passado, aos 17 anos. Ela deixa outros três filhos.

Em 2018, converteu-se ao Islã e mudou seu nome para Shuhada Sadaqat, embora continuasse a se apresentar sob o nome de Sinead O’Connor. Em 2021, O’Connor lançou um livro de memórias, Rememberings, enquanto no ano passado um filme sobre sua vida foi dirigido por Kathryn Ferguson.