Neste sábado, 30, a prefeitura da cidade de Manaus, no Amazonas, notificou para a Fundação de Vigilância Sanitária do Amazonas sobre a morte de um idoso de 83 anos que aconteceu após ele ser imunizado com uma dose da vacina AstraZeneca/Oxford contra a Covid-19.
Na Alemanha, o sistema de saúde recomendou que este imunizante não fosse usado em pessoas acima de 65 anos, já que os dados foram considerados insuficientes em relação à sua eficácia e efeitos em idosos.
A prefeitura travou o caso como “evento adverso grave após vacinação contra a Covid-19″, mas ainda deve ser investigado pelas autoridades de saúde. Manaus recebeu do Ministério da Saúde um total de 74.140 doses da vacina inglesa, sendo que 50 mil destas foram exclusivamente para idosos acima de 80 anos.
A chefe da Divisão de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Isabel Hernandes, observou que não se pode “atribuir nenhum evento adverso à vacina até que a investigação do caso esteja concluída. A notificação é feita para acompanhamento e como estratégia para avaliar a segurança das vacinas”.
Imagem: Cassiano Rosário/Futura Press/Estradão Conteúdo