A morte de Odete Roitman na novela “Vale Tudo” gerou um impacto profundo não só nos telespectadores da trama, mas também em pessoas fora do mundo ficcional. Padre Gabriel Natan, vigário da Paróquia São Francisco de Assis, em Blumenau (SC), compartilhou com seus seguidores um pedido de oração um tanto quanto inusitado que recebeu esta semana. Um membro da igreja pediu que ele rezasse pela personagem Odete Roitman (Débora Bloch), que havia acabado de morrer na novela. O padre relata o momento de forma curiosa, onde a paroquiana pediu para rezar por uma pessoa que faleceu, e o nome citado foi o de Odete Roitman.
A morte da personagem Odete Roitman foi ao ar nesta segunda-feira (6), trazendo consigo um desfecho esperado pelos fãs da novela. A CEO da TCA foi atingida por um tiro em sua suíte, vestindo um conjunto cinza, como uma homenagem à roupa original usada por Beatriz Segall na cena de 1988. A recriação do figurino da personagem foi um desafio para a equipe de produção, que teve que confeccionar oito blusas e seis calças idênticas para as cenas que envolviam o uso de sangue falso.
A pedido da direção e da autora Manuela Dias, a roupa de Odete Roitman na versão atual da novela precisava ser muito semelhante à original, mas com um toque moderno. A figurinista Marie Salles revelou em suas redes sociais o processo de produção das roupas duplas, necessárias para os efeitos especiais envolvendo o sangue falso. A busca pelo tecido perfeito para representar a Odete atual, mantendo a cor característica da personagem, foi uma forma de homenagear a figurinista Helena Gastal, responsável pelos trajes na versão original de “Vale Tudo”.
A morte de Odete Roitman na primeira versão de “Vale Tudo” marcou uma época na televisão brasileira e até hoje é lembrada como um dos momentos mais icônicos da dramaturgia nacional. O mistério em torno da morte da personagem em 1988 envolveu cartas, bolões e um grande suspense que mobilizou milhões de telespectadores na época. A trama destrinchar quem seria o responsável pelo assassinato de Odete Roitman manteve o público vidrado na tela da TV, em um dos desfechos mais memoráveis da televisão brasileira. A morte da personagem continua a ecoar na memória dos fãs e agora ganha uma nova roupagem na versão atual da novela.