Bispo de Petrolina destaca legado de espiritualidade do papa Francisco após sua morte aos 88 anos
O papa morreu no Vaticano nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. Para Dom Antônio Carlos Cruz, o pontificado de Francisco foi um período “frutuoso para a igreja”.
Bispo Diocesano Dom Antônio Carlos Cruz fala sobre a morte do papa Francisco
A Diocese de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, vai realizar nesta segunda-feira (21) uma missa em homenagem ao papa Francisco, que morreu nesta madrugada, aos 88 anos, no Vaticano. A cerimônia será celebrada na Catedral, às 17h. Em coletiva com a imprensa, o bispo de Petrolina, Dom Antônio Carlos Cruz, disse que o legado dos 12 anos de pontificado de Francisco será percebido com o passar do tempo.
“Acho que eu diria sem medo de errar que Francisco foi um grande pastor e um grande mestre de espiritualidade. Talvez agora depois da morte dele, a gente vai reconhecer algumas coisas que ele disse. Porque tem muitas coisas na nossa vida que a gente só reconhece depois que passa”, afirma Dom Antônio.
Bispo de Petrolina, Dom Antônio Carlos Cruz fala sobre legado do papa Francisco — Foto: Emerson Rocha / DE Petrolina
O bispo de Petrolina lembrou alguns temas tratados por Francisco durante o papado, sempre em busca de uma igreja para todos.
“As temáticas, por exemplo, a temática da família, a sensibilidade, por exemplo, com os casais em segunda união. Mesmo quando ele abordava temas assim delicados como a questão da orientação sexual, a maneira como ele abordava era sempre de um olhar muito misericordioso, de acolhida”.
Ordenado bispo em 2014, um ano após o início da trajetória de Francisco como papa, Dom Antônio destaca o pontificado do argentino como um período “frutuoso para a igreja”.
“Seu pontificado de 12 anos foi frutuoso para a igreja. Ao mesmo tempo, rezar pelo seu descanso eterno e ao mesmo tempo rezar para a igreja que agora que vai entrar nessa fase de eleger um novo papa”, afirmou o bispo, completando.
“A gente precisa perceber, quando a gente olha para a morte, ou a gente entende a morte como uma pedra e ponto final na história, ou a gente entende que a pedra está removida, que há uma mensagem para além dessa pedra. Com certeza, o pontificado de Francisco foi um pontificado que ele foi também de tirar muitas pedras no caminho da igreja. Que muitas vezes ia petrificando esse movimento do espírito”.
Papa Francisco deixa legado de transformação na Igreja Católica
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21). As informações foram confirmadas pelo Vaticano, que dará detalhes sobre a causa da morte “provavelmente” às 15h, no horário de Brasília.
O pontífice, que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos, se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões após ter ficado 38 dias internado. Ele morreu em seu apartamento, na residência de Santa Marta, na Cidade do Vaticano, onde vivia desde sua eleição em 2013.