Uma família está acusando a Maternidade Albert Sabin, em Salvador, de negligência após a morte da mãe, Kevelin Paim Barbosa, de 22 anos, e de seu bebê, por complicações no parto. O caso ocorreu na última sexta-feira (29) e gerou grande comoção. Segundo os parentes, Kevelin tinha indicação para parto cesárea devido à sua hipertensão, no entanto, a equipe médica optou por induzir o parto normal, que só foi interrompido na madrugada de sexta. Neste momento, a médica constatou que o coração da bebê, Lorena Valentina, já não estava batendo.
Após o parto, a bebê não resistiu e Kevelin apresentou complicações, sendo encaminhada para a UTI, onde também veio a falecer. A família acredita que as mortes poderiam ter sido evitadas caso a maternidade tivesse optado pela cesárea desde o início. Os corpos de mãe e filha foram enterrados no domingo (1º) no Cemitério Bosque da Paz, em Salvador. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) emitiu uma nota afirmando que todos os protocolos indicados foram seguidos e que o parto foi realizado no momento indicado pela evolução da paciente.
Em entrevista à TV Bahia, o diretor-geral de Gestão de Unidades Próprias da Sesab, Michael Carmo, anunciou que a secretaria determinou a apuração do caso e instaurou uma sindicância para verificar o ocorrido. Ele defendeu as avaliações da equipe médica e ressaltou que a decisão pelo parto normal não foi tomada de forma precipitada. A hipótese mais provável, segundo Carmo, é que as mortes tenham sido causadas pela doença hipertensiva de base que Kevelin apresentava.
A causa das mortes está sendo investigada pela 13ª Delegacia Territorial de Cajazeiras, que realizará oitivas para esclarecer o caso. Os laudos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) serão essenciais para as investigações. A Maternidade Albert Sabin está envolvida em uma polêmica que envolveu a negligência em um momento tão delicado como o parto, deixando a família devastada. A SESAB garante que estão sendo tomadas todas as medidas necessárias para esclarecer o ocorrido e buscar justiça para Kevelin e Lorena Valentina.