Press "Enter" to skip to content

Mortes e internações em pessoas com mais de 60 anos caíram em Goiás

O número de mortes por Covid-19 entre pessoas com mais de 60 anos, em Goiás, caiu consideravelmente no último mês. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO). O recuo de óbitos contempla os meses de março e abril, o que mostra uma diferença de 1.628 notificações. “Percebemos nitidamente o fator protetor das vacinas”, avaliou o secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino.

Segundo Alexandrino, a queda de internações também foi vista em profissionais da saúde, que são outro grupo prioritário largamente vacinado até agora no estado. “Notamos claramente, entre trabalhadores da saúde, uma queda de 65% nos casos de internações em UTI para tratar Covid-19”, revelou o secretário.

Ismael apontou que mais de 70% das internações por Covid-19 eram de pessoas com mais de 70 anos. No entanto, a imunização da classe permitiu que as taxa caíssem para menos de 40%.

Em janeiro deste ano, aponta o documento, os óbitos registrados entre idosos representavam 77,5% das mortes notificadas. Em abril, a porcentagem caiu para 58,3%. A queda é igualmente notada nas internações entre maiores de 60 anos, que em janeiro eram 54,4% do total, mas em abril despencaram para 43,4%.

A vacinação no estado agora avança para grupos de comorbidades. Com as remessas da Pfizer (17.550 doses) e Astrazeneca (132.800) recebidas, o secretário Ismael estima alcançar até a próxima semana cerca de 25% do grupo citado – que possui 616 mil pessoas em Goiás, disse Alexandrino.