Mortes por Covid no Brasil seguem em queda pelo sétimo dia

No último sábado (16), o Brasil registrou 472 mortes por covid-19, durante 24 horas. Desde o início da pandemia, 603. 199 pessoas foram vitimadas pelo vírus. A média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 331. O balanço é feito pelo Consórcio de Veículos de Imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. 

No último dia 31 de julho, o Brasil registrou uma média móvel de mortes abaixo de 1 mil, após 191 dias seguidos com valores acima dessa média. De 17 de Março até 10 de Maio, foram 55 dias em série com média móvel de mortes acima de 2 mil. No pior momento desse período, a média chegou ao recorde de 3.125, no dia 12 de Abril.

Sobre novos diagnósticos por dia, a média móvel nos últimos 7 dias foi 10.141, sendo a menor registrada desde 14 de Maio de 2020 quando estava em 9.686. Em relação a vacina, 104.005.629 pessoas estão totalmente imunizadas com duas doses ou dose única.

Goiás

O estado de Goiás está entre os setes estados, incluindo o DF, com média de mortes estabilizada. A comparação é feita considerando a média de mortes nos últimos 7 dias.

Mortes por covid no brasil está em queda há sete dias
Foto: Reprodução/ G1

No último sábado (16), Goiás realizou o Dia D da Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. A campanha teve o intuito de atualizar o cartão de vacinação principalmente daqueles que não tomaram todos os imunizantes necessários nessa faixa etária.

Foram quase 20 tipos de vacina, entre elas estão as de poliomielite, sarampo, febre amarela e hepatites A e B. Em Goiânia, também foi aplicada a vacina contra Covid-19 em adolescentes.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp